Troca de casas, imigração e intercâmbio em Vancouver, Canadá

Troca de casas, imigração e intercâmbio em Vancouver, Canadá

05 dez 17
Troca de casas, imigração e intercâmbio em Vancouver, Canadá

Você tem vontade de visitar o Canadá? Nós sonhamos por 2 anos com esse destino! Agora faltam somente alguns dias para nosso embarque e queremos fazer um convite.

O Canadá será o 30º país que o Renato e eu visitamos juntos. Ele é famoso pelas atrações turísticas e se consolidou também como destino de intercâmbio. Se não bastasse isso, o país também tem se destacado nos rankings divulgados pela imprensa como um dos melhores países para fixar residência.

Uma matéria da Viagem & Turismo, por exemplo, cita um estudo da revista inglesa The Economist que listou as 10 melhores cidades do mundo para morar em 2017. Nesse estudo, 3 delas estão no Canadá.

A viagem será diferente de todas as outras por três motivos. Nós vamos:
1 realizar nossa terceira experiência no clube de troca de casas,
2 fazer um intercâmbio em uma escola de inglês e
3 ter uma consulta com uma agente autorizada da imigração canadense.

 

TROCA DE CASAS NAS FÉRIAS

Tivemos uma primeira experiência tão bem sucedida em 2015/2016 que preciso confessar: tenho receio de elevar demais a expectativa.

Para saber como foi que tudo aconteceu, leia aqui nosso depoimento no retorno de Boise, capital do Idaho.

Nossa vivência de quase 2 meses foi intensa, desafiante (por ser a primeira vez em temperaturas negativas) e apaixonante. O único fator negativo foi que não conseguimos encontrar uma escola de inglês para as crianças em Boise e, por isso, investimos todos os nossos contatos nas famílias de Vancouver cadastradas no clube.

Quem são?

Essa família de Vancouver que está vindo para Londrina é embaixadora do www.HomeExchange.com, o clube californiano através do qual estamos fazendo a troca. Eles já trocaram de casas 24 vezes! São mega experientes e, desta vez, o convite partiu do nosso lado. Além da casa, vamos trocar os carros também.

A troca também será bem diferente da primeira porque a família de Vancouver ainda estará lá quando chegarmos. Nós não conseguimos coordenar as datas exatas das passagens aéreas como aconteceu com o Idaho. Assim, eles mesmos serão nossos anfitriões no aeroporto!

Se você chegou agora no blog e ainda não leu nada sobre esse esquema troca de casas nas férias, acesse os artigos:
O que é e como funciona uma troca de casas
14 dicas para prospectar a primeira troca de casas
Troque também de carro, vizinho, babá, pet
Como se preparar antes de viajar para uma troca de casas

 

INTERCÂMBIO EM ESCOLA DE INGLÊS

Desejamos fazer isso desde que meu filho mais novo foi alfabetizado. Queremos que as crianças aproveitem tanto quanto nós das viagens internacionais que fazemos e dominar o inglês é fundamental.

Pesquisei muito sobre Inglaterra e algumas cidades americanas, mas o valor dos cursos para crianças estão bem mais salgados nesses lugares. Também não consegui nenhuma sinalização de interesse de troca de casa nas cidades desejadas. Por isso, desistimos.

Onde estudarão?

Como nosso interesse por intercâmbio familiar no Canadá já estava bem consolidado, a partir da troca de casas fechada, comecei a pesquisar todas as opções de Programas de Intercâmbio para Famílias com Crianças em Vancouver.

O interesse é que a família inteira estudasse na mesma escola e ao mesmo tempo. Depois de  avaliar as opções que descrevemos neste artigo, fechamos com a SSLC que é também a proprietária da VIC English onde as crianças vão estudar. Apesar de serem duas escolas diferentes, funcionam no mesmo prédio, o que facilita a dinâmica familiar.

Tanto na pesquisa quanto na decisão, nós contamos com a assessoria da competente Mirella Matthiesen. Ela é uma blogueira brasileira que reside em Toroto e proprietária da Mikix Intercâmbio, uma agência especializada em Canadá.

Como será?

O programa das crianças é dinâmico e de imersão já que é período integral, das 9h às 15h30. Renato fará General English part-time nível intermediário. Eu farei o preparatório avançado para o IELTS, um exame de proficiência na língua inglesa e vou estudar em período integral como as crianças. Serão 4 semanas de curso para todos.

Talvez você esteja pensando que será uma viagem de estudos e não de férias.  Foi o que minha filha mais velha perguntou quando compartilhamos o projeto da viagem.

Então, a solução para isso foi que a escola escolhida não tem aulas durante a semana entre o Natal e Ano Novo quando, então, estaremos de férias, de verdade. É somente nessa semana que vamos brincar na neve e um boneco vamos fazer, bem ao estilo Frozen. Vamos também levar as crianças para fazer tubing, patinação, assistir Quebra-Nozes, conhecer Victoria, congelar em Whistler, explorar Vancouver e relaxar, se der tempo. Hahahah

 

CONSULTA COM AGENTE DE IMIGRAÇÃO

Estamos sempre pensando em morar fora do Brasil por um tempo. Nós dois tivemos essa experiência antes de casar. Renato em Los Angeles e eu em Londres (tenho cidadania italiana). Sabemos que é divisor de águas e queremos oferecer algo nesse sentido para os filhos.

Por isso, além de pesquisar escolas de inglês, procurei também alternativas para obter informações confiáveis sobre possíveis caminhos futuros. O Canadá tem uma política bem organizada de imigração e há várias agências especializadas em consultoria nessa área.

Consultoria de Imigração regulamentada

Quem opta por contratar ajuda e não fazer o processo sozinho, precisa procurar um “Immigration Consultant” que seja autorizado pelo ICCRC. Somente esses profissionais podem oferecer uma consultoria de imigração reconhecida pelo Governo do Canadá. É importante entender que os despachantes, aqueles profissionais que cuidam de visto de turismo, não estão autorizados a prestar esse tipo de serviço.

Nós chegamos a uma lista com quatro opções:

  • A consultora Celina Hui da IMMI-Canada. Acompanhamos há algum tempo o conteúdo publicado pelo blog da https://www.immi-canada.com empresa que ela dirige e sentimos confiança nas informações.
  • A Carina Barros é uma blogueira de viagens que reside em Toronto e também atua como consultora. Ela representa a http://www.evisaimmigration.com/
  • Amigos que estão morando em Calgary indicaram uma empresa canadense que cuidou dos processos de visto de estudante e agora está assessorando no processo de residência permanente. https://illuminatecanada.com/
  • O Renato teve contato com uma pessoa de uma outra empresa canadense de consultoria de imigração https://canadianvisa.org que chegou a ligar para ele para entender as necessidades de informação. Excelente primeira impressão.

Todas essas empresas oferecem consultas via telefone ou skype, mas queremos fazer isso pessoalmente. Por isso, descartamos Calgary e Toronto. Entre a IMMI e a Canadian Visa, ambas em Vancouver, optamos pela IMMI para que a consulta seja inteira em português e, com isso, o tempo de 40 minutos renda mais.

A consultoria de imigração para o Canadá é relativamente simples. Você agenda e paga um valor via site. Geralmente, a empresa envia um formulário a ser preenchido com informações prévias sobre o perfil da família. Terminada a consulta, o contratante ainda pode tirar dúvidas adicionais via email.

Veja bem, é demorado (mas não inviável) obter informações atualizadas sobre imigração sozinho já que o Canadá oferece mais de 50 programas para isso e tudo está publicado na internet. Um candidato com perfil bem próximo do demandado pelas províncias certamente terá mais facilidade. No nosso caso, como já ultrapassamos os desejáveis 30 anos, uma consultoria é a melhor maneira para entender quais são as possibilidades.

—-

Então, agora você sabe sobre tudo que pretendemos fazer no Canadá. Nós gostaríamos de ter a sua companhia, comentando, perguntando e participando da viagem. Você, leitor, é nosso convidado VIP.

Vamos mostrar alguns bastidores dessa troca de casa, detalhes de como funciona o curso de inglês e, claro, trazer mais informações sobre a consulta sobre imigração para o Canadá.

—-

Vem com a gente!
Deixe seu email para receber os posts do blog
Curta nossa página no Facebook
Curta nosso perfil no Instagram 
Siga a gente no Pinterest

Um grande abraço e nos vemos nas redes sociais. =)

8 comments

  1. Carolina

    Quero acompanhar!! Basta deixar meu e-mail aqui???

    • Adriana Pasello

      oi Carolina. Insira no campo do lado direito da imagem deste post.

  2. Andreia

    Show!! Vou acompanhar tudo!! Quero muito fazer um intercâmbio em família também é estou bem interessada na imigracao! Compartilhe tudo ! Bj boa viagem

    • Adriana Pasello

      Vambora fazer essa viagem juntas!

  3. Karina

    Já li e vou acompanhar com certeza! O pessoal da evisaimigration da suporte ao canal do YouTube CanadaDiario do Dimitri, que é bem bacana. Não sei se vcs conhecem mas eles têm crianças pequenas e dão muitas dicas por lá. Ótima viagem!

    • Adriana Pasello

      Não conhecia, Karina. Vou dar uma olhada. Obrigada pela dica. =)

  4. Que maravilha! Quero seguir com certeza! Somos loucos para fazer o intercambio com nossa filha, vou acompanhar!
    Abraços e boa sorte!

    • Adriana Pasello

      Que bom ter a sua companhia de novo, Kelly! =)

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *