Troca de casa: como se preparar antes de viajar

Troca de casa: como se preparar antes de viajar

10 mar 16
Troca de casa: como se preparar antes de viajar

O maior desafio em uma viagem nesse formato é conseguir um parceiro para a troca. Feito isso, você já pode começar a organizar a sua casa para a chegada dos moradores temporários.

Geralmente você terá alguns meses entre o dia que firmou o compromisso e o dia de embarque. Minha sugestão, no entanto, é que você comece o quanto antes para não se cansar antes mesmo de começar as férias.

Agora, diferente de outras viagens, além de fazer suas malas, você terá que investir tempo na sua casa. Aqui está um roteiro para você seguir considerando que ficará entre 1 e 4 semanas no destino.

1) Discuta detalhes importantes antes

Nenhuma preocupação deve ser descartada. Está inseguro sobre algo? Pergunte e negocie. Detalhes como seguro do carro, alarme da casa, transferência da chave, normas de segurança, uso de telefone, computadores, eletrônicos e qualquer outra coisa que seja restritiva ou envolva decisões deve ser vista antes.

2) Abra espaço nos armários

É praxe deixar gavetas e prateleiras livres para a família ocupar com sua própria bagagem e futuras compras. Isso vale para quartos, banheiros, cozinha e qualquer outro ambiente necessário para a rotina dos moradores. Aqui vale uma super dica: sabe aquela revisão geral de coisas que não usa mais? Agora é uma boa hora para fazer. Reduza e doe.

3) Faça uma revisão geral de manutenção

Sabe aquela tomada que precisa ser trocada? Aquele aparelho doméstico que tem um cabo meio solto? Uma janela que não fecha direito? Tudo isso deve ser revisto e consertado antes da troca. Deixar esse tipo de pendência pode fazer com que os outros tenham que chamar profissionais para prestar serviços na sua casa na sua ausência.

4) Prepare um manual da casa e da cidade

Todas as orientações sobre o funcionamento da casa devem ser descritas em um manual. O nosso contemplou: telefones dos vizinhos, médicos, dentistas, dicas de saúde (questão da dengue), restaurantes e atrações da cidade, informações gerais sobre a casa, sobre os carros e detalhes em geral como dicas de compras e de trânsito.

5) Envolva seus vizinhos

Nunca imaginei que meus vizinhos fariam tanta diferença nessa troca. Eles fizeram contato com a família visitante para oferecer ajuda depois que chegaram aqui. Eles também ficaram responsáveis pela nossa casa enquanto os visitantes viajaram pelo Brasil. Um deles inclusive buscou a família americana no aeroporto. Mesmo que seus parentes residam na mesma cidade, não haverá ninguém mais próximo da sua casa do que seus vizinhos.

6) Reveja seguro dos carros

Nunca é demais reforçar. Deixe o seguro dos seus carros atualizados, pagos e forneça o telefone de emergência em caso de sinistro no manual da casa. Aproveite e fotografe seus carros para evitar que danos posteriores sejam considerados antigos. Entregue os mesmos limpos por fora e por dentro e obviamente abastecidos.

7) Guarde objetos de valor

Uma pergunta que ouvimos dezenas de vezes. Como garantir a segurança dos objetos pessoais? Minha sugestão é a seguinte: embale e guarde aquilo que é valioso ou especial para você. Caso não se sinta seguro mesmo assim, deixe as caixas na casa de um vizinho. Nós não sentimos necessidade de tirar nada de dentro de casa, mas isso é muito pessoal.

8) Promova uma limpeza geral

Faça uma faxina nos dias anteriores da sua partida. Nós optamos por fazer uma redução de coisas assim que fechamos a troca. Isso facilitou demais a faxina que veio depois. Livrar-se de objetos guardados desnecessariamente vai te ajudar a abrir espaço para os visitantes. Importante: quanto mais limpa e organizada você deixar a sua casa, maior a possibilidade de encontrá-la assim no seu retorno. Atenção especial com a cozinha: não deixe nenhum produto já aberto dentro da geladeira e higienize bem todos os eletrodomésticos.

9) Compre os produtos básicos

Deixe um pequeno estoque de produtos na despensa, na cozinha e no banheiro. A prática tradicional é que a família visitante reponha os produtos antes de ir embora (deixe isso claro). Pense no básico como Omo, amaciante, detergente, Veja, enlatados, massas, óleo, sal, açúcar, leite, pão de forma, papel toalha, guardanapo, sabonete, shampoo e papel higiênico. A ideia é evitar os visitantes tenham que correr para o mercado nas primeiras horas depois da chegada.

10) Prepare roupa de cama, mesa e banho

Deixe jogos suficientes para todos os quartos/camas. Cuida para que toalhas e roupas de cama estejam em bom estado. O ideal é 3 jogos para cada quarto, incluindo jogos de toalhas. Cuide também para deixar toalhas de mesa e jogos americanos em lugar de fácil acesso. Se deixar as camas feitas, não esqueça de escrever um bilhete para a família saber que não estão usados.

11) Organize o dia da troca de casa

Como será a troca de chaves? Alguém vai acompanhar a família visitante na chegada? Há alarme a ser desativado? Os aparelhos elétricos estarão ligados nas tomadas? O chuveiro necessita algum procedimento específico? Como ligar o gás para a primeira refeição? Pense nisso e providencie o necessário para que a chegada dos visitantes seja o mais tranquila possível.

12) Deixe um presente de boas-vindas

Os clubes de troca de casas sempre recomendam isso e inclusive sugerem um vinho ou uma caixa de bombons. Nós fizemos além: deixamos pronto na geladeira o primeiro jantar e o primeiro café da manhã dos visitantes. Quando chegamos na nossa casa americana, encontramos muitas gentilezas também: presentes para as crianças e um jogo de tabuleiro para a família toda, além das camas já feitas e toalhas a postos nos banheiros.

Um conselho final: não pense que você vai fazer tudo isso por um estranho. Essas providências  vão contribuir para que a família que vai cuidar da sua casa e das suas coisas tenha uma boa estadia. Capriche! Quando a data da troca chegar você já terá enviado e recebido tantas mensagens que os visitantes já serão seus conhecidos, não mais estranhos!

1 comment

  1. Hace pocos dias he comenzado un blogg, la información de tu blogg me proporciona mucha ayuda. Gracias por todo tu tiempo y trabajo.

    Saludos

    turismo rural valencia http://www.casaruralantiga.com/turismo-valencia

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>