Sala VIP em Guarulhos: como funciona o Mastercard Black

Sala VIP em Guarulhos: como funciona o Mastercard Black

01 mar 18
Sala VIP em Guarulhos: como funciona o Mastercard Black

O que passa pela sua cabeça quando você pensa em uma sala VIP? Comidinhas? Sossego? Vinho? Banheiros limpos? Wi-fi? Espaço kids? Tomadas? Todos esses itens acabam sendo considerados quando um passageiro quer usufruir de um serviço desse tipo. Quem não quer evitar o stress das conexões demoradíssimas?

O que pretendo é avaliar com você a relação custo-benefício que salas deste tipo oferecem. Se você tem vários cartões de crédito que oferecem salas VIP em aeroportos pelo mundo, provavelmente este artigo não é para você.

Continue a leitura somente se você pretende começar a utilizar uma ou se está avaliando abandonar a que utiliza e passar a usar outra.

 

Quem pode utilizar

A regra geral divulgada nesta página do cartão de crédito Mastercard Black informa que: portador do cartão, titular ou adicional, têm acesso gratuito. Os dependentes diretos do portador do cartão que tenham até 16 anos têm acesso gratuito também. Quem tem esse cartão pode entrar com visitantes. O limite máximo é de 3 pessoas por cartão e é cobrado R$ 130 por visitante.

Mas, existe exceção para essa regra. Cartões emitidos por alguns bancos não oferecem o acesso gratuito para cartões adicionais e dependentes. O banco que emitiu o nosso é o Itaú e ele segue exatamente o benefício que está descrito no link acima. Verifique com o seu banco.

A sala VIP fica no Terminal 3 (internacional) do Aeroporto de Guarulhos. O acesso é somente para aqueles que já passaram pelo controle de passaporte da Polícia Federal. O funcionamento é diário das 6h às 23h30.

Importante: essa sala VIP é um benefício do cartão de crédito. Ela não tem nada a ver com qual cia aérea você está voando nem em que classe está viajando.

 

Benefícios oferecidos

A sala VIP do Mastercard Black é como uma grande sala de estar com mesinhas laterais munidas de tomadas. Enquanto no saguão da área internacional você fica sentado em cadeiras ou bancos, aqui você se acomoda em poltronas. Muito mais confortável.

Há um buffet com opções frias e quentes. Todas as saladas, sanduíches, massas e sobremesas são servidas em pequenas porções para que os passageiros possam comer sem a necessidade de mesas. As bebidas são: destilados, vinhos, cervejas, sucos, café, chá e água.

A variedade é muito boa e certamente um passageiro vai encontrar algo que goste de comer e beber. Não há restrição quanto ao tempo de uso da sala e, sendo assim, você pode se servir durante toda sua permanência.

Essa sala também oferece um espaço para os pequenos passageiros. Nele há televisão, livros e alguns jogos. Muitas vezes as crianças nem dão importância para a estrutura. Usam o lugar como um ponto de encontro e acabam brincando entre elas de outras coisas.

Os banheiros, uma preocupação de toda mãe, são limpos e amplos, com trocadores. Muito conveniente.

 

O céu não é o limite

A sala pode ficar muito cheia em alguns horários, especialmente nos meses de férias escolares. Creio que não há controle do número de usuários porque já vimos várias pessoas em pé.

Isso pode causar: falta de lugar para acomodar a família toda junta, bebidas que não ficam tão geladas, lentidão em repor o buffet e demora para recolher as louças das mesinhas. Se o seu tempo de espera é longo como o nosso, tudo bem. Se está com muita pressa, pode causar aborrecimentos.

Outra questão é o sossego mencionado no começo. Você precisa de paz para trabalhar? Se pegar um horário de pico não conseguirá.  Pode ser, inclusive, que você não tenha nem uma tomada para recarregar seu laptop já que elas não são em número suficiente para todos passageiros sentados.

Não percebemos comprometimento do wi-fi nesses momentos, talvez uma redução na velocidade, mas nada que impedisse o uso.

 

Vale a pena?

-> Quanto tempo você pretende ficar na sala? Se você vai fazer o seu check-in internacional 2-3 horas antes do embarque talvez não compense. Você terá pouquíssimo tempo lá dentro e pode pegar um horário lotado que vai comprometer sua experiência. Talvez, meu texto com as sugestões do que fazer no Aeroporto de Guarulhos seja mais útil para você.

-> Você usará o Aeroporto de Guarulhos como conexão? Esse é o nosso caso. Partimos de Londrina e o tempo de conexão em GRU é longo. Assim, mesmo que a sala fique cheia, nós acabamos desfrutando de sossego por boa parte do tempo. Sempre valeu a pena! Tudo muda se essa conexão for durante a noite quando a sala está fechada. Nesse cenário a sugestão é um hotel bem próximo do aeroporto.

-> Você viaja com crianças? Só os pais sabem o valor de uma salinha infantil e um banheiro sossegado para trocar um bebê que usa fraldas. Usufruir desse espaço funcionou como  “calmante pessoal” quando meus filhos eram menores. Por isso, defendo a ideia de uma sala VIP com crianças de qualquer idade.

-> Você pretende adquirir esse cartão só por causa dessa Sala VIP? Neste caso, você tem opções porque há outras salas VIP no Terminal 3 de Guarulhos que estão disponíveis para uso pagando um valor de diária na recepção. Além disso, para quem curte viagens, a escolha de um cartão de crédito envolve outros benefícios como a quantidade de pontos que se ganha em cada real gasto e seguro de viagem.

-> Você faz viagens para o exterior com regularidade? Caso sim, a anuidade do cartão acaba se pagando porque você terá várias oportunidades de utilizar a sala ao longo do ano. Aqui uma observação importante: há voos internacionais que também embarcam no Terminal 2. Lembre-se: a sala Mastercard Black fica no Terminal 3.

-> Você nunca viaja na econômica? Então, você nem deveria gastar seu precioso tempo lendo esse artigo já que as próprias cias aéreas oferecem salas VIP para essas classes. De qualquer forma, obrigada por perseverar até o final do texto. Estou honrada.

 

Veredito

É totalmente pessoal. Tudo vai depender das questões acima. Além disso, cada banco pode estabelecer uma regra diferente para cartões adicionais e dependentes. Se ter acesso à sala VIP para você e família pesa na escolha do cartão, converse com seu gerente.

Uma coisa é certa: as crianças curtem estar entre os iguais. Por isso, um dos atrativos para nós sempre foi o espaço kids. Adoramos a possibilidade dos filhotes gastarem as muitas horas de espera fazendo o que mais gostam: brincando e interagindo com outros pequenos passageiros. Não pretendemos abrir mão desse benefício tão cedo.

 

 

24 comments

  1. Luciano

    Oi Adriana. Nosso cartão não é o Master Black, mas ele nos dá acesso (pago) através do LoungeKey a diversas salas vip. Ano passado fizemos uma conexão de 6h em Guarulhos então resolvemos pagar os 27 dólares por pessoa para usar a sala da Star Alliance. Foi um dos melhores investimentos da viagem! Já fizemos outras conexões longas antes e a experiência é completamente diferente! Nunca mais ficaremos mofando no aeroporto – só aproveitando junto dos VIPs (que são gente mais que normal 🙂 ) Vale muito a pena! Abraços

    • Adriana Pasello

      oi Luciano, obrigada pelo seu comentário. Muito bom ler a experiência de quem pagou e, mesmo assim, considera que vale a pena. Abraços

  2. marco

    Adriana, olá
    Você saberia me informar se eu posso ir para a sala vip da latam antes de meu chek in e se não após o meu chek in eu indo para a sala vip eu posso sair para dar uma ultima fumadinha antes de embarcar
    Marco
    marcoantoniocasa@gmail.com

  3. Adriana Pasello

    oi Marco

    Se você estiver falando da sala LATAM que fica dentro da área do terminal 3 (internacional), não é possível entrar, usar, sair e voltar. Uma vez que você passou pela imigração, não se permite a saída para a área que dá para a rua.

    A ordem seria: check-in no balcão, controle de cartão de embarque, raio-x, polícia federal, sala vip, embarque.

    Nós usamos sempre a sala do Mastercard Black do Terminal 3. Como não sou fumante, nunca observei se há lugares apropriados para isso após a imigração.

    Minha sugestão é que você faça contato com o próprio aeroporto para saber como você deve proceder nesse caso.
    https://www.gru.com.br/pt/passageiro/fale-conosco/contato

    Abs e boa viagem. =)

  4. Carlos

    Adriana, boa noite. Eles passam o cartão para validar? Falo isso, pois o da minha esposa está cancelado e creio que não dê tempo de chegar a segunda via. Obrigado.

    • Adriana Pasello

      oi Carlos,
      Sim, eles validam a entrada com o cartão. Não tem como pedir urgência?

      • Carlos

        Chegou ontem o novo cartão, agora podemos viajar tranquilos. Obrigado.

        • Adriana Pasello

          Que boa notícia! Boa viagem, descansem na sala vip e recarreguem as baterias para curtir muito o destino.

  5. Cristina

    Adorei seus comentários. O acesso à sala vip ocorrerá por meio do Mastercard Black, entretanto comprei as passagens com outro cartão, será que é possível o acesso. Grata

    • Adriana Pasello

      Sim, Cristina, sem problemas. O acesso não está vinculado à compra da passagem aérea. Somente observe a questão do acesso de cônjuge e dependente com o gerente do seu banco. Abraço e boa viagem! =)

  6. Marcos Tobias

    Olá pessoal, tenho um dúvida! Meu voo sai às 03:15 da madruga. A sala fecha as 23:30. Nesse caso o check In internacional abre aproximadamente três horas antes. Não consigo acessar a sala? Estarei no aeroporto desde as 21:00hs

    • Adriana Pasello

      Então, Marcos, depende muito da cia aérea. Você voa de uma cidade do interior para GRU?! Veja um exemplo recente: nosso voo Londrina-Guarulhos-Toronto-Vancouver pela AirCanada saiu daqui com a GOL e eles nos entregaram todos os cartões de embarque e despacharam a bagagem. Assim, chegando em GRU, já podíamos entrar na SALA VIP com mais de 8 horas de antecedência porque não dependíamos de checkin.
      Agora, se vc é de SP mesmo, o ideal é vc ligar na cia aérea e confirmar se haveria checkin aberto antes desse prazo tradicional. Pode ser que eles estejam abertos para atender outros voos, daí vc consegue sim fazer seu checkin.
      Abraços e boa viagem.

      • Marcos Tobias

        Muito obrigado pela atenção e presteza. Vou verificar isso.
        Bom final de semana!
        Abraço

  7. Verônica Helena Zandonadi

    Mas eu posso passar pelo controle de Passaporte e acessar a sala, com quantas horas antes do voo?? Desculpe mas é que vou usar a primeira vez….

    • Adriana Pasello

      oi Verônica, imagine, por favor, não se desculpe! Então, a questão principal é que horas vai abrir o check-in da cia aérea que vc vai voar.
      Se vc conseguir entregar as malas e entrar com 3-4 horas de antecedência, fica na sala o tempo todo até a hora do embarque, se quiser.
      A ordem seria: check-in no balcão da cia aérea, controle de cartão de embarque, raio-x, polícia federal, sala vip, embarque.
      Ligue na cia aérea e verifique com quantas horas de antecedência vc pode fazer o check-in.
      Agora, se for viajar com bagagem de mão e a cia disponibilizar o check-in online, você entra direto, sem passar pelo balcão!

  8. Laila

    Oi Adriana…

    Vou viajar nacional e por Guarulhos.. sou cliente black itau.. então nao irei conseguir utilizar a sala mastecard black em gru? Muito obrigada

    • Adriana Pasello

      oi Laila. Você está em dúvida por causa do seu cartão de crédito ou em função do tempo disponível entre seu voo nacional e o intl?

  9. Cimary

    Olá, voltando dos EUA farei uma escala
    longa em Guarulhos aguardando voo para
    Belo Horizonte! Posso passar o tempo na sala
    VIP? Ja que sera voo domestico?
    Ficarei 08:00 as 17:00, com meus pais que sao
    Idosos, gostaria que espera fosse menos
    desgastante pra eles. Obrigada

  10. Carlos Henrique

    ola boa noite !!!! sou Carlos Henrique, muito chique seu blog kkk bom como todos os outos eu também tenho uma duvida, possuo master black e o Elite, vou numa viajem para Foz neste final de semana, eu tenho acesso a sala vip ? mesmo não sendo uma viajem internacional?

  11. Luis Santiago

    Olá,
    Sou cliente Mastercard Black, banco Itaú.
    Já usei essa sala algumas vezes, para voos internacionais.
    Farei um voo doméstico, para Belo Horizonte no fim do mês, saindo do Terminal 2.
    Depois da área de controle de passaportes, há uma passagem entre os terminais 2 e 3. Portanto, mesmo passando pelo controle no T2, poderei me deslocar “por dentro” até o T3.
    Minha dúvida é, posso usar essa sala, mesmo sendo um voo doméstico?
    Obrigado

    • Adriana Pasello

      Oi Luis
      Se você tiver como acessar fisicamente a sala a partir do Terminal 2, pode usar sim a Sala VIP.
      O que garante sua entrada é o cartão de crédito. O seu destino no cartão de embarque não importa.
      Abraços

  12. DIANA

    Oi Adriana vou usar essa sala pela primeira vez. tenho algumas duvidas veja se pode me auxiliar.
    1º- faço o checkin e dps tenho acesso a sala?
    2º- viajo junto com meu esposo e filha e 12 anos, vamos também com um casal de amigos e sua filha de 12 anos, como faço para que eles também tenha acesso. obs: eu tenho um cartão e meu marido tem outro.

    • Adriana Pasello

      oi Diana
      Sim, primeiro o check-in. A ordem seria: check-in no balcão com entrega de bagagem, controle de cartão de embarque, raio-x, polícia federal, sala vip, embarque.
      A regra geral que está escrita no começo do artigo (leia o parágrafo “quem pode utilizar”) garante que vocês três + os três outros teriam acesso como convidados pagando a taxa. Mas, se você ler os comentários verá que há exceções dependendo do banco emissor.
      Sugiro que você ligue no banco do seu cartão de crédito para ter certeza absoluta que eles seguem a orientação geral.
      Abraços, Adriana

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *