10 frases que atrapalham nossos sonhos de viagem

10 frases que atrapalham nossos sonhos de viagem

08 jun 13
10 frases que atrapalham nossos sonhos de viagem

Você já ouviu. Eu também.

Elas estão nas conversas, nos comentários, nos pensamentos. São frases que também poderiam ser chamadas de mitos, lendas, medos, mentiras, assombrações ou até de desculpas.

O fato é que elas atrapalham nossos sonhos de viagem a ponto de nos impedir de viajar para determinados destinos.

Selecionei algumas que estão por aí, coloquei em julgamento e montei uma defesa para tentar espantar algumas delas da sua vida. Depois de ler os argumentos, quem sabe não vai ser hoje que você vai finalmente decidir viajar para aquele lugar tão desejado?

 

1)      Hospedagem fora de casa custa uma fortuna

Depende do que você deseja no destino. Há famílias que ficam felizes em um hostel ou acampando. Há outras que só aceitam estrelados. Uma alternativa intermediária é alugar um apto ou casa através de sites como o Alugue Temporada, Airbnb e VRBO. Há também hotéis onde se ganha um desconto pelo número das diárias, a possibilidade de hospedagem em amigos ou parentes e até fazer uma troca de casa nas férias.

 

2)      É difícil encontrar passagens aéreas baratas

Sim e não. Sim, se você tem uma data fixa para as férias em período de alta temporada. Não, se você puder flexibilizar as datas e começar a procurar com antecedência. Tente aproveitar as promoções das cias aéreas. Faça bom uso de pontos no cartão e de milhas. Lembre-se que crianças pagam um valor menor e também acumulam milhas. Curta a FanPage e cadastre-se nas cias aéreas e em blogs como o Melhores Destinos para ficar sabendo das promoções.

 

3)      Não falo outro idioma e não consigo me comunicar

O turista possui o que o destino mais quer: dinheiro. Eles vão se esforçar para te entender. Use um pouco do seu inglês do colégio, aponte, faça mímica, peça ajuda de alguém, use aplicativos no celular. Os destinos mais procurados na Europa, América do Sul e Estados Unidos estão lotados de brasileiros. Será que todos eles são fluentes na língua local? Nada disso te convenceu? Contrate uma excursão.

 

4)      As crianças não vão dar sossego

Elas dão sossego dentro de casa? Criança é curiosa, inquieta e ousada. É claro que a viagem vai deixa-los mais ativos, mas o quanto isso vai estressar os pais depende do roteiro, da fase dos filhos e do destino. Considere tudo antes de comprar as passagens. Explorar outros lugares tem tudo a ver com a nova geração de cidadãos do mundo. Pensando assim, faça um bom “investimento” e considere o “lucro” a despeito do “custo”.

 

5)      Restaurantes são caros e estranhamos outras comidas

Você pode explorar a culinária local comprando seu almoço no supermercado, no mercado municipal ou até montar um sanduíche. Isto não é impedimento porque, afinal de contas, você não deixaria de comer se estivesse em casa, certo? Quebrar os hábitos é uma boa forma de entender a cultura local e a maneira de viver dos outros.  Ouse sair da sua zona de conforto. Em caso de emergência alimentar, procure um bom italiano e mande ver nas massas, tão comuns por aí. Logo você estará em casa e tudo será como antes.

 

6)      Tenho medo de ficar doente e o seguro saúde é caro

Você deve se preocupar com isso. Se quiser fugir da contratação de um seguro de viagem, converse com a sua operadora de cartão de crédito e verifique qual seguro é oferecido nos casos de compra dos bilhetes. Verifique também a questão da cobertura e das exigências de entrada em certos países. E não se esqueça de levar uma boa farmacinha com os remédios que a família já está acostumada.

 

7)      Não suporto a pressão para o visto americano 

Puxa vida! Há mais de 150 países no mundo sendo que grande parte deles não exige visto para entrar. Por que você escolheria os EUA e passaria por esta chateação? É fato que o processo de obtenção do visto é desgastante, fisicamente e financeiramente, principalmente para quem reside longe dos consulados, mas você tem opções! Não deixe a pressão social ou familiar pegar você. Esqueça a Disney e vá para outro lugar. Não lhes dê o prazer da sua presença.

 

8)      Meus filhos só podem viajar em férias escolares

Passagens são mais baratas na baixa temporada. É fato. Crianças podem ter até 20% de faltas na escola. Fato. Há feriados municipais e semanas do “saco cheio”. Seu filho é bom aluno, tem precisado de reforço? Levar ou não a criança para viajar durante o período escolar envolve questões familiares, educacionais e individuais de cada criança. Falamos bastante sobre esse assunto aqui. Pegar uma semaninha durante o período escolar pode ser uma boa.

 

9)      Os voos são longos, meus filhos enjoam e fico nervosa

São mesmo. Este é o “preço” para conhecer um país distante. Mas você pode começar com um voo mais curto para Santiago ou Buenos Aires e fazer dele um treinamento. Seu médico terá uma solução para te acalmar (!!!) e o pediatra do seu filho algo para ele não enjoar. Faça bom uso da medicina. Prepare-se bem antes e coloque paciência na mala de mão. Voos longos são um bom lugar para exercitar ambas. O tempo passa mais rápido!

 

10)   Viajar é um luxo

Assim como outros benefícios da vida moderna: eletrônicos, maquiagem, roupas, jantares, carros, teatro, musicais… O que é luxo? O que é supérfluo? Depende de você. Santiago do Chile pode ser mais barato do que um resort brasileiro. Qual deles é mais luxuoso? Caro ou barato é um conceito relativo. Cada um investe naquilo que dá mais valor e isso depende muito das prioridades.

 

Para finalizar, uma frase motivacional. Não existe destino certo ou viagem certa. O que serve para o outro pode não servir para você e vice-versa.

Não deixe que as limitações de seus amigos ou familiares compliquem seus sonhos de viagem. Espante hoje mesmo estas “frases-assombrações” das suas próximas férias. Vambora?!

 

15 comments

  1. Desirée

    Muito bom o post se depois alguém não tiver coragem para viajar é porque não tem jeito

    Tri-beijos Desirée

  2. Ana Clélia

    Oi Dríiiiiiiiiii!!! Vim correndo ver as dicas.. Queremos viajar!! E olha que nem crianças temos e ficamos com um monte de senões !! Valeu.. Beijo

  3. A 10ª é a que eu mais ouço, principalmente de quem troca de carro todos os anos e estão sempre com o último lançamento de celular…

    • Adriana Pasello

      Pois é, Douglas, são as tais prioridades… essas coisas que citou não me fazem muita falta, mas viajar sim! rs

  4. Giane

    Antes de tudo estas dicas são lindas, cuidadosas e parece que colocam uma mala em sua mão. Delicia…

    • Adriana Pasello

      Que bom que passa isso! Vambora?! rs

  5. Jules

    Gostei do comentário sobre o visto americano! Tantos países que os brasileiros não precisam de visto – minha sugestão: viagem a Londres, com uns dias em Paris e a Disney Europeia!

    • Adriana Pasello

      Então Jules, não há mesmo motivo para tanto EUA na vida dos brasileiros. Tem tanta coisa interessante no mundo e para todos os gostos! bj

  6. Adorei, Adriana!!!!
    Muito comum ouvir isso, infelizmente!

    Bjs,
    Karla

  7. Ótimas dicas Adriana!!! Adorei!!!
    Tenho alguns dos receios citados, como: de ficar doente, de não falar fluentemente o idioma local, enfim…mas minha vontade de viajar é maior do que tudo isso junto kkkk, então tento me planejar ao máximo e me cercar dos devidos cuidados para fazer uma boa viagem e sem muitos perrengues rs.
    bjs

    • Adriana Pasello

      É isso aí Simone, deixar a vontade de ir falar mais alto do que a de ficar dentro da zona de conforto! Vc mencionou algo bem estratégico: planejamento. Eu também invisto bastante na fase pré-viagem e deixo espaço somente para imprevistos meeeesmo. Bjs

  8. Eliane

    Oi Adriana,
    Gostei muito! O planejamento e um roteiro bem elaborado, espanta as surpresas desagradáveis. E principalmente o bom humor para tratar com os prestadores de serviço. Beijos e até o próximo destino….que espero que seja em breve.;)

    • Adriana Pasello

      Verdade Eliane. O bom humor precisa estar sempre presente, viajando ou não! bjo e obrigada por estar sempre por aqui.

  9. Adorei as frases e concordo com todas, Adriana. Adorei o post, parabéns!!!

    • Adriana Pasello

      oie
      Obrigada pela visita. Sempre tem assombração querendo atrapalhar nossas viagens. hahaha

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *