10 dicas para o aéreo

10 dicas para o aéreo

06 ago 12
10 dicas para o aéreo

Voar direto para o destino o mais rápido possível, de preferência sem escalas e sem conexões. É esse o sonho de 10 entre 10 passageiros. Há uma infinidade de motivos pelos quais isso nem sempre é possível.

No caso de nossa viagem para Los Angeles, a grande maioria dos vôos não é direto, então, uma conexão é quase certa.

Nas viagens anteriores usamos Dallas como pit stop porque 1) voamos American Airlines com milhas 2) temos onde dormir com tempo necessário para recarregar as baterias e seguir viagem e 3) nossas compras estavam estocadas na garagem que nos hospeda.

Desta vez o estoque de milhagem não foi suficiente então, partimos para o Plano B: vender toda e qualquer milha acumulada em todo e qualquer cartão e programa de fidelização para comprar as 4 passagens. Agora somos 2 adultos e 2 crianças que pagam 75% da tarifa.

Não é exagero dizer que foram meses simulando datas e consultando os valores dos sites das cias aéreas. Também cotamos o aéreo com as agentes de turismo que confiamos. Acabamos fechando com a LAN e a experiência nos rendeu algumas dicas:

1)      Faça contas. Muitas contas. Pode ser que a venda das suas milhas seja mais compensadora do que tirar um bilhete pela cia aérea que não oferece exatamente o trecho que você quer. Enquanto estiver fazendo as contas, considere também o seu potencial de ganho de milhas até a data de embarque. Considere também o fato de que a compra de passagens em 10x no seu cartão de crédito também gera pontos.

2)      Não esqueça que, se você está contando com os pontos de seu cartão de crédito para emitir seu bilhetes com milhas, o processo de transferência pode levar alguns dias. Ligue antes e pergunte os prazos.

3)      Na rota Brasil-California-Brasil considere outras cias aéreas como Avianca, Copa, LAN e Aeromexico além das clássicas American Airlines, Delta e United. Assine as newsletters e curta a FanPage das cias aéreas para acompanhar as promoções.

4)      Compare com os valores que as agências de viagem estão praticando. Pergunte também as condições de pagamento. Há situações em que o valor da compra direta é somente um pouco mais alto e o parcelamento na agência é melhor. É importante você tere um agente de viagens de confiaça.

5)      Consulte os valores de sites como Submarino Viagens, Decolar, Rumbo, Mundi e ViajaNet.  Aproveite para checar rotas, horários e cias aéreas.  Assine as newsletters e curta a FanPage destes sites também.

6)      Simule datas de ida e de volta no site da cia aérea. É incrível mas, por poucos dias de diferença, a economia para uma viagem familiar pode ser bem significativa. Vcoê também pode começar a pesquisar os voos bem cedo e tentar negociar um período de férias para conseguir encaixar as melhores tarifas dentro dele.

7)   Veja se consegue inserir os trechos internos que pretende fazer no destino. Pergunte para o atendente da cia aérea se o valor permite stopover. Lembre que os hubs das cias aéreas são em cidades diferentes, por isso, você precisa saber exatamente para onde quer ir antes de começar a pesquisar os voos internos. Há limitações de bagagem e localização dos aeroportos das cias aéreas low cost.

8)   Se não reside em São Paulo, considere os custos do aéreo para chegar até Guarulhos, além de gastos com pernoite na capital. Algumas cias aéreas incluem outros aeroportos brasileiros no bilhete, sem custo adicional. Outras não. Dependendo do período de ausência, pode compensar viajar de carro até o aeroporto de partida e deixá-lo estacionado em lugar seguro e próximo.

9)   Considere a questão do seguro que tem direito se comprar o bilhete no cartão de crédito. Dependendo do destino e do perfil da família, pode ser interessante usar o seguro do cartão.

10)   Pesquise. Pesquise mais. Não perca a paciência. Estabeleça um prazo para efetuar a compra e pesquise!

Tem alguma outra dica para uma boa compra de passagem aérea? Envie nos comentários.

E olha que boa notícia: com a venda de todas as nossas milhas pagamos as 4 passagens para Los Angeles! Uebaaa!

 

6 comments

  1. Antonio Carlos

    Uma dica: voo direto de Guarulhos para Los Angeles feito pela Korean Airlines. É o voo que vai de Sao Paulo para Seul e pára em LAX.
    http://www.koreanair.com/

  2. Drika

    Valeu a dica AC. Super thanks.

  3. Mari Lievore

    Adriana…adorei as dicas! Vamos em junho/2014 para a Flórida e estou ficando bem louca com as simulações de datas e opções de vôos, rsrsrs. Mas pelo visto estou no caminho certo…também não tínhamos milhas suficientes e já vendi tudo!! Agora é ter paciência para pesquisar e achar um preço legal! Bjs

    • Adriana Pasello

      Pois é, simular e simular, bem cansativo, mas muito compensador. Boa sorte nas suas buscas e sugiro que assine o Melhores Destinos para companhar as ofertas também. bj

  4. Carla

    Ótimas dicas!! Estou fazendo a mesma simulação há um mês…
    Quanto às milhas, onde é como vendê-las?
    Obrigada!!

    • Adriana Pasello

      oi Carla. Vendemos para uma pessoa do PR que não está comprando no momento. Sei que existe o site Hot Milhas e o Dr Milhas, mas nunca usei. Uma pessoa (Adriana Gris) do Grupo Famílias Viajantes tem uma agência e informou que “Nós compramos milhas e a pessoa fica com credito na nossa agencia para passagens, hoteis, pacotes, tudo que a agencia puder oferecer. Compramos milhas de todas as companhias aereas e proximas do vencimento.” Se tiver interesse, faça contato no adrianap@solucaoviagens.com.br e tel (11) 99843-8516. bjs e boa sorte!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *