O imperdível Museu Marítimo em Greenwich
O imperdível Museu Marítimo em Greenwich
16 maio 14Confesso que não fui amante das águas desde criança. Aprendi a nadar quase adulta e acabei fazendo um curso de mergulho praticamente coagida pelo Renato. Os oceanos eram o último lugar onde eu queria estar.
Apesar desse aparente atraso aquático, cai de amores e virei fã desse museu desde a primeira vez que pisei em Londres, ainda no século passado, 1992 para ser exata. Tive o privilégio de ver aqui peças originais resgatadas do Titanic.
Este museu é enorme, imponente por fora, completo por dentro e, mesmo que você não tenha uma “pegada náutica”, saiba que é o melhor museu naval do mundo. Não bastasse isso, a entrada é gratuita. Pode ser um passeio para meio dia, mas merece um dia inteiro com direito a almoço em um dos lugares de frente para o Tâmisa que sugerimos neste post ou então no Jamie´s Italian que sugerimos aqui.
O National Maritime Museum é organizado de forma temática. Há pelo menos 12 exposições permanentes que abrangem os mais variados assuntos.
Como exemplo, há uma exposição chamada “Exploradores” que mostra como tem sido a exploração náutica desde Cristóvão Colombo. Outro exemplo é a exposição “Londres Marítima” que demonstra a importância da cidade no comércio e na indústria inglesa.
O total de objetos dessas coleções chega a um número incrível: mais de 2 milhões! Muitos deles, além de disponíveis para o público, são também utilizados por grupos de alunos e professores que estão sempre por aqui. Esses itens são muito variados e, por esse mesmo motivo, interessantes: há objetos relacionados com cartografia, manuscritos, peças de barcos, obras de arte, miniaturas e instrumentos de navegação, para citar alguns.
Entre todas as exposições, destaco duas onde as crianças podem se divertir muito. Primeiro, “O Grande Mapa”, que é um lugar enorme e aberto onde utilizamos tablets (disponibilizados pelo museu) para interagir, jogar e descobrir histórias. O segundo é a “Galeria das Crianças”, onde há várias possibilidades de interação, como carregar um navio e usar simuladores.
Uma dica importante para quem vai para Londres com crianças: apesar de aberto diariamente, eventualmente nas terças, sábados e domingos há atividades extras para o público infantil. Se quiser saber a programação, acesse a página Eventos do site do museu.
O National Maritime Museum é realmente incrível. Quando eu achava que já conhecia bem, eu descobri que aqui também fica a maior biblioteca de história náutica do mundo. São mais de 100 mil volumes catalogados.
Diante de tanta diversão com informação, tenho ou não razão em dizer que Greenwich é lugar obrigatório para um bom roteiro em Londres?
Não deixe de assistir o vídeo com as crianças inglesas apresentando o Museu.