Boise, Idaho: 3 pontos de interesse para visitar

Boise, Idaho: 3 pontos de interesse para visitar

27 nov 17
Boise, Idaho: 3 pontos de interesse para visitar

Você já viajou para um destino de férias sem um roteiro definido? Eu não me lembro de embarcar sem ter pelo menos um esboço do que gostaria de visitar. Foi somente depois de chegar para a troca de casa em Boise, capital e maior cidade do estado do Idaho, noroeste dos EUA, que me dei conta que nós estávamos sem roteiro fechado.

Sabe que essa experiência de ter uma casa em outro país dá uma enorme sensação de relaxamento? Meu sentimento foi de que as atrações visitadas acabaram sendo mais curtidas do que se encaixadas em maratonas turísticas.

Como tínhamos poucas expectativas sobre os passeios que faríamos por lá, acabamos sendo surpreendidos em vários lugares.

Os 3 pontos de interesse que apresento aqui para você são únicos e diferenciados. Nós nunca havíamos visitado algo semelhante em nenhum país que conhecemos. Só essa sugestão de atrações em Boise já seriam suficientes para você pegar um vôo de Portland, Seattle ou San Francisco e conhecer a capital do simpático estado do Idaho.

——

World Center for Birds of Prey

Este não é um aviário como tantos outros pelo mundo. Esta atração é um centro de pesquisa, estudo e conservação de aves de rapina. Há somente 5 unidades como essa nos Estados Unidos.

Além disso, o centro é a sede do Fundo Peregrino, uma organização internacional sem fins lucrativos fundada em 1970. Eles atuam na preservação de espécies ameaçadas de aves de rapina no mundo.

Destaco um caso de sucesso. Em 1999, eles tiveram êxito na recuperação do “falcão peregrino” que foi retirado da lista de espécies em extinção naquele ano. Ele é o grande protagonista da falconaria, que é arte de treinar falcões para caçar. Essa espécie corria risco em função do uso do DDT, um pesticida moderno usado no combate da malária e da dengue.

Claro que o ponto alto de uma visita em um lugar assim é ficar cara a cara, ou, melhor dizendo, cara a bico com as aves. É surpreendente a variedade de aves de rapina conservadas e estudadas.

Além dos animais vivos e do berçário que, infelizmente, não estava aberto durante nossa visita, há uma galeria de aves empalhadas. Aqui é possível observar a riqueza dos detalhes das garras e bicos desses animais incríveis.

Por último, não posso deixar de mencionar a biblioteca sensacional que eles montaram aqui. A guia que nos acompanhou informou que trata-se da mais completa biblioteca a respeito de aves de rapina do mundo.

Saiba mais detalhes no site da World Center for Birds of Prey.

 

Basque Museum and Cultural Center

O Museu Basco em Boise é o único desse tipo dedicado à cultura dos bascos fora da Espanha. O País Basco é um território que, apesar do “país” no nome, não é independente. Trata-se de uma área de 20 mil quilômetros quadrados no extremo norte da Espanha onde vivem os bascos. Esse povo está estabelecido naquela região há mais de 4 mil anos.

Assim como outros museus desse tipo, o objetivo é preservar e promover a cultura e a história dos bascos. Você deve estar se perguntando o que é que o Idaho tem a ver com esse povo de língua única e difícil.

Então, entre os anos de 1850 a 1890 muitos vieram da Europa para trabalhar com pastores de ovelhas e mineradores. As condições eram difíceis para os que chegavam, não só de trabalho, mas também de solidão, já que muitos imigraram sozinhos. Os que foram bem sucedidos trouxeram a família e se estabeleceram posteriormente como fazendeiros.

Neste museu a vida na época é bem retratada não só através de imagens e objetos. O museu mantém uma casa vizinha que foi efetivamente utilizada como pensão e oferece muitas oportunidades, em áudio e em vídeo, para ouvir relatos dos imigrantes.

Este é um diferencial para quem visita o museu com crianças. Além da curiosidade despertada pelos objetos e ambientes, os pequenos podem explorar os ambientes de forma interativa, ouvindo e assistindo trechos da história basca.

O empenho em preservação é tão grande que esse museu mantém uma pré-escola e um centro de ensino de “euskara”, a língua dos bascos. Estudiosos acreditam que “euskara” é a mais antiga língua viva na Europa.

Saiba mais detalhes no site da Basque Museum & Cultural Center.

Old Idaho Penitentiary

Você curte visitar prisões desativadas? Eu não! Confesso que nunca quis ir até Alcatraz ou Robben Island apesar de ter visitado San Francisco e a Cidade do Cabo várias vezes.

Esse presídio permaneceu ativo por 101 anos e por essas portas passaram mais de 13 mil presos. Apesar da longevidade da instalação, as condições precárias causaram vários motins sendo que, o último deles, acabou ocasionando um incêndio que levou ao fechamento do local.

O clima é pesado, ainda que o local esteja vazio e agora seja dedicado somente à preservação da história local. As solitárias, os alojamentos e os relatos nas paredes não deixam dúvida de que esse era um lugar amaldiçoado. Esse sentimento está bem representado no poster que conta sobre um preso que ficou mais de 30 anos preso aqui e se suicidou 2 dias depois que foi solto.

Um aspecto menos pesado da nossa visita foi a exposição sobre armas antigas, muitas ainda em perfeitas condições de uso. Foi surpreendente ver artefatos de guerra com data estimada em 3 mil anos antes de Cristo. Essa coleção de armas históricas e militares foi doada em 1999 por um residente de Boise chamado J. Curtis Earl. Ele levou 60 anos para reunir todos os itens em exposição nessa prisão.

O ponto alto da nossa visita foi essa exposição. Se não fosse ela, o saldo da visita seria negativo, apesar de toda relevância histórica do presídio. O clima é pesado demais e, para não ajudar, o dia estava nublado.

Saiba mais detalhes no site da Old Idaho Penitentiary.

 

A cidade de Boise tem 230 mil habitantes e 13 museus estabelecidos. Há uma grande valorização da cultura e da história por aqui. Os 3 pontos de interesse citados nesse artigo foram escolhidos com base nas preferências e curiosidades da família, mas há quatro vezes mais atrações para serem visitadas do que essas. Com certeza há algo aqui do seu interesse.

Saiba mais sobre outras atrações do Idaho aqui.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *