12 motivos para você visitar Londres

12 motivos para você visitar Londres

27 fev 14
12 motivos para você visitar Londres

Se a história que tenho com a cidade virasse filme, ele se chamaria “Relações Improváveis” para deixar bem claro as armações do destino. A princípio, Londres era uma cidade linda dos livros importados que eu utilizava para dar aulas de inglês para brasileiros. Era também lugar de gente fechada, antipática, com clima difícil e de muitas outras complicações.

Este tempo durou até que eu decidisse aperfeiçoar o idioma na terra da Princesa Diana. A partir daquele momento eu me tornei hóspede, turista, estudante e finalmente, anos depois, residente. Para quem sempre sonhou só com turismo, a cidade surpreendeu e ganhou o título de segunda casa.

É com base nessa relação que apresento a minha Londres e as razões pelas quais você deveria estar de passagem aérea comprada para este destino incrível:

1) O clima

Sim, falam que é ruim. Eu discordo. Londres é uma cidade para todas as estações. O calor de lá não afeta o humor dos habitantes do país tropical e o inverno não chega aos pés do frio que há nos vizinhos europeus. Você sabia que chove mais em Paris do que em Londres? Então, a ocasional chuvinha traz mais charme para aquela cidade que nasceu antes de Cristo.

2) Os ingleses

Sim, eu sei, eles não são dos mais simpáticos. Ocorre que eles não são como nós. Os ingleses precisam de tempo para tirar a casca. Não pense que uma passadinha turística de 3-4 dias vai servir para conhecê-los. Se você for estudar ou até ficar por um tempo maior, a chance de você fazer relacionamentos duradouros é alta. La garantía soy yo.

3) Os outros povos

Esqueça as obviedades. Consta que mais de 100 nacionalidades convivem diariamente em Londres. É uma babel moderna. Nunca estive em outra cidade onde perceba tamanha variedade étnica.  Pode ser que o contato com estes povos nunca aconteça in loco, na nação que eles representam. Então, cruze fronteiras comendo em um dos muitos restaurantes asiáticos ou de cozinha africana. Que tal?

4) Os livros

Os excelentes sebos e a centenária Foyles que estão na Charing Cross Road já justificariam este item. Mas, os livros estão espalhados também em livrarias tradicionais e em mercados abertos como o de Southbank. Destaco a queridinha Stanford’s, que guarda a maior seleção de mapas e guias de viagem do mundo. A-do-ro. E falando em superlativos, consta que a Waterstone’s de Piccadilly é a maior livraria da Europa. Quer mais?

5) Os pubs

Caímos de amor desde a primeira vez. Os famosos, perto de Leicester Square, os do nosso bairro, os de frente para o Tâmisa. A princípio, lugares somente para beber, os pubs evoluíram para temáticos, familiares, gastropubs e outros tipos. É lugar de povo, turista ou local, expatriado ou de passagem. Dizem que há mais de 6 mil pubs em Londres, ou seja, em algum lugar existe um que é a sua cara.

6) Os museus

Toda capital europeia tem, mas não estou destacando aqui a variedade ou qualidade. Fico absolutamente encantada com o fato de poder ir a museus como o British Museum, Victoria & Albert Museum, Natural History Museum, Science Museum, National Maritime Museum e Tate Modern sem ter que desembolsar uma libra. A estadia é cara? Querido, os passeios são cortesia da casa!

7) Fortnum & Mason

Uma verdadeira instituição londrina aberta há 300 anos. Pelo menos uma coisa a Rainha e eu temos em comum: esta loja. Ela compra o que quer no espetacular Food Hall enquanto eu “como com os olhos”. Não visito a Harrods há séculos e não pretendo voltar tão cedo. É na Fortnum que sonho com os chás e as cestas de piquenique da realeza.

8) Greenwich

Somos apaixonados por este pedaço de Londres com cara de Vinte Mil Léguas Submarinas. Do mercado público ao rio, do museu ao restaurante, do parque ao observatório, tudo faz lembrar a época que a Inglaterra avançava pelos mares. Já não bastasse tanto atrativo, encontramos um playground enorme. Greenwich é lugar para todas as idades, de 0 a 100.

9) Southbank

Trata-se da outra margem do Tâmisa onde há teatro, arte, música, cinema, dança e festivais nas muitas atrações que formam esta região. Começa na roda-gigante e termina oficialmente na Blackfriars Bridge. Mas, para nós o roteiro termina mesmo é na Tower Bridge. É um trajeto de 1 hora, mas sugiro que você gaste, no mínimo, 1 dia inteirinho. Você vai se surpreender. De novo, é de graça!

10) O transporte

Para que serve um carro quando se tem todo um sistema preocupado em transportar você para seu destino? Estamos falando de um metrô-bisavô de 150 anos de idade, de um metrô de superfície que vai sem condutor, ônibus e até da locomoção pelo rio. Parece complicado? Você pode comprar cartões que incluem tudo. Fácil e simples.

11) As opções de bate e volta

Universidades? Vá para Cambridge ou Oxford. Adora Shakespeare? Visite Stratford-upon-Avon. Quer praia? Conheça Brighton. Prefere cenário bucólico? Vá para Costwolds. Apaixonados por castelos? Visite Windsor ou Warwick. Enigmas do passado? Bath. Adora catedrais? Canterbury. Desafio você a encontrar outra cidade europeia que ofereça tantas opções para passar o dia fora.

12) As crianças são bem-vindas

E não é que a gigante de 8 milhões de habitantes também se preocupa em atender os pequenos viajantes? Não nos decepcionamos com o número de playgrounds, de atrações para as crianças nos museus, de restaurantes kid-friendly, de cadeirões, enfim, nenhum olhar de reprovação em nenhum lugar onde estivemos. Mamãe fica feliz.

Então é isso, dizem que os apaixonados somente enxergam as qualidades. Bom, geralmente paixão tem data de validade. Esta começou há 20 anos. Será que não é amor mesmo?

E você? Já esteve lá? Amou? Detestou? Tem vontade de ir de novo? Nem pensar? Sonha com Londres? Conte-me tudo aqui nos comentários.

——————————————-

Clique aqui para ler tudo que já publicamos sobre Londres.

 

 

34 comments

  1. Sarah Puccia

    Adriana!

    A sua cidade do coração é mesmo maravilhosa! Estive em Londres duas vezes e a vontade de voltar é grande! Complementando a lista, eu adoro Camdem Town! A loja Liberty também vale a visita. Tal como você, não perco meu tempo na Harrods. Adorei também Portobello, fofo demais. Enfim, Londres é simplesmente maravilhosa!O post está ótimo! 🙂

    • Adriana Pasello

      Obrigada por estar sempre com a gente Sarah. Puxa, olha aí um lugar que nunca imaginei que você se identificaria: Camdem Town! bj

  2. Finalmente saiu o post. Concordo com algumas partes. Realmente o clima é bom. Dizer que chove muito é intriga da oposição. Mas discordo do número 2. Os ingleses são sim frios e antipáticos. Ali do lado na Escócia a recepção foi super calorosa. A variedade étnica é uma grande atração, das melhores, assim como os pubs e o transporte dos melhores do mundo. vc vai de metro para tudo qto é lugar. Só esqueceu de falar que a comida é ruim para caramba né? Ótimo post.

    • Adriana Pasello

      Sabe que não tive problemas com a comida? Não destacaria isso como um fator de retorno, mas me virei bem com as batatas e quando não, com outras inúmeras cozinhas que Londres oferece. Obrigada pelo seu comentário!

  3. Debora

    Olá Adriana, adorei o post. Com relação ao clima, mesmo no verão, achei fresquinho e até dei uma reclamada. Quando aos ingleses, eu não os achei assim tão antipáticos, mas isso é a percepção de cada um. Realmente, os museus são algo excepcional mesmo e de graça, o que é melhor. Quando estivemos lá, em julho de 2013, só andamos de metrô e amamos, achamos o melhor transporte que já utilizamos em viagens…. Vou discordar do Eder Rezende, pois comi muito bem por lá, mas como eu como salada e coisinhas bem leves, isso pode ter sido um diferencial. Agora tenho que te agradecer a dica da Fortnum. Foi um super agradável passeio!!! Parabéns pelo post. Londres super bem apresentada!!!!! Um beijo

    • Adriana Pasello

      Ahhh, Fortnum & Mason, não me canso daquele lugar Debora. Desta última vez as crianças tomaram sorvete. Eu queria mesmo era o chá da tarde, mas achamos que o caçula ainda está, digamos assim, imaturo para este programa real. rs Obrigada por sempre estar por aqui. bj

  4. Está nos planos!!!! 🙂

    Beijos e bom Carnaval!!

  5. Um ótimo começo! Adoro Londres, conheci quando era jovem rsrsrs, na minha primeira viagem a Europa. Agora minha irmã mora la, por isto acabei indo com mais frequencia e conhecendo muito mais a fundo, como moradora. e com os filhos. Aluguei um apartamento perto da casa dela e cada vez gosto mais da cidade!!!

    Adorei o post com os 12 motivos!!!

    • Adriana Pasello

      Então Patrícia, eu também era bem jovem 20 anos atrás. rsrsrs Que máximo ter uma irmã na cidade. Onde ela mora? Londres não se esgota, não é verdade? bj

  6. alinne

    Amo Londres desde criança mas ainda não pude realizar o sonho de conhece-la… mas sei que um dia e espero que em breve estarei andando pelas ruas estonteantes e maravilhosas de Londres… quem sabe um dia poderei morar aí!!! esse é com certeza meu maior sonho!!! <3

    • Adriana Pasello

      oi Alinne. Comece poupando um pouquinho todo mês. Fique de olho nas promoções aéreas, converse com amigos que já estiveram lá e pegue dicas. Vá fabricando seu sonho! bj

  7. Juliana Mangwiza

    Já moro em Londres há mais de 9 anos e concordo com você Adriana, ingleses são simpáticos e fiéis amigos, mas a aproximação demora mesmo. Não são tão abertos e extrovertidos como os brasileiros – o que tem suas vantagens: não se metem na sua vida, não dão palpite e a fofoca é bem menos prolífera como no Brasil – eu me adaptei bem. A comida aqui é muito boa, mas tem que sair do ‘tourist trap’. A Inglaterra é um dos países com o maior número de restaurantes com Michelin stars. Eu sou fã!
    A minhas dicas de Londres: visitem Richmond – lindo subúrbio, a beira do Tâmisa, com ótimos restaurantes e pubs, um ótimo passeio a 20 minutos de Waterloo. Se você caminhar pelo caminho do rio, até Twickenham, encontrará ótimos pubs como o Swan e o Balmy Arms, na beira do rio, além de um lindo parque, onde residia uma das concubinas de King George II, Henrietta Howard, Marble Hill. Há também um jardim York Gardens. Vale a pena.

    • Adriana Pasello

      oi Jú, super obrigada pelo comentário. É sempre bom ouvir a opinão de uma residente. Eu também gosto do jeito menos palpiteiro dos ingleses! rs
      E adorei suas dicas que vou aproveitar na minha próxima vez. Espero que não demore. Bj grande.

  8. Aline Deboni

    Nossa, adorei o post…já estou me encantando antes mesmo de conhecer. 😉

    • Adriana Pasello

      O problema será que, depois de conhecer, vc vai querer morar lá Aline! rs

  9. kyria

    Adriana, como sempre Tudo nota 1000!!!!
    Parabéns pelo site !
    Agora só faltou o mapinha igual de ´Paris, aiii vai ser MARAVILHOSO!!!!
    beijocas e boa semana!!!

    • Adriana Pasello

      Obrigada Kyria. O mapa está no forno, logo publico! rs

  10. KARINA

    Eu nao preciso de tantos motivos pra voltar a Londres, eu só preciso de dinheiro pq LONDRES É MARAVILHOSA!! Melhor cidade do mundo!!!

    • Adriana Pasello

      oi Karina. O sonho de fazer uma viagem internacional só é possível se abrirmos mão de outras coisas. Tente poupar um pouco todo mês e verá que, mesmo que demore, você vai conseguir juntar o suficiente para viajar! bj

  11. Renata

    Adriana, fiquei super feliz em ler seu post e poder dizer que tenho data marcada para chegar a Londres. Sonho desde sempre conhecê-la e isso está prestes a acontecer: dezembro está chegando!!
    Adorei e anotei todas as dicas. Principalmente a dos museus.
    Parabéns pelas informações.

    • Adriana Pasello

      Opa, que beleza, passagem comprada é tudo de bom! Temos mais publicações para entrar sobre a cidade. Acompanhe o blog! bjs

  12. Maíra

    Olá Adriana! Navegando na net encontrei seu site, muito bom! Obrigada por compartilhar suas experiencias! Vou viajar agora em setembro pra Paris e Londres, com meu marido e minha filha que terá 1 ano e 11 meses e estou pesquisando muito sobre hospedagem e alimentação. Vi que vocês sempre escolhem cardapios mais italianos, excelente opção! Nao consegui navegar em todo o site ainda, mas tem dicas dos restaurantes mais legais pra ir com criança? As frutas são muito caras se eu quiser comprar no mercado? Obrigada pela atenção!

    • Adriana Pasello

      Olá Maíra, que delícia de viagem com a filhota. Vcs vão curtir muito. Sim, nós sempre procuramos este tipo de cozinha por ser algo que agrada os 4 da família! rs Nossas dicas de Paris estão no post índice http://www.diariodeviagem.com/note/post-indice-paris-com-criancas/
      Nosso post índice de Londres deve sair em poucas semanas. Em Londres há o Café Rouge, o Giraffe http://www.giraffe.net/classic/menu/kids, além do Jamie Oliver e do Spaguetti House que sugeri. Sobre frutas, fique tranquila, fácil de achar. Sugiro inclusive que compre das deles que já oferecem as frutas cortadas e higienizadas, fácil fácil para dar para as crianças. Se quiser acompanhar nossos novos posts sobre Londres, increva seu email do lado direito do blog. Bj e super boa viagem!

  13. Maíra

    Super obrigada pela atenção!!! Dicas anotadas e emails cadastrados! Vou ler agora o post sobre Paris e aguardar ansiosa pelos novos de Londres!
    Bjs

  14. Maíra

    Oi Adriana, não sei se você pode me ajudar nessa questão, mas gostaria de saber qual seria o local/bairro ideal pra me hospedar já que vou com minha filha pequena (1a 11m) e pretendo caminhar mais (usando carrinho) que pegar metrô. Nossos programas serão diurnos, então talvez um lugar mais calmo a noite…

    • Adriana Pasello

      oi Maíra. Não tenho nada publicado sobre isso porque sempre que estive em Londres, residindo ou a passeio, morei em somente 2 bairros. Maaas, acho que este post do blog Londres para Principiantes pode te ajudar. http://goo.gl/bHMpkl Importante lembrar que nem todas as estações de metrô em Londres oferecem acessibilidade, ainda. No site da TFL você consegue saber isso se pretende que sua filhota tire sonecas no carrinho. https://www.tfl.gov.uk/transport-accessibility/pregnant-women-and-pushchairs
      Nós carregamos nosso filho mais novo por todo lado pelo metrô e quando ele dormia, um carregava o carrinho desmontado e o outro carregava a criança. É outra solução! rs

  15. Maíra

    Adriana, voltamos semana passada de viagem e posso lhe dizer que agora tenho um caso de amor com Londres. Eu gostaria de voltar, de morar, enfim, me senti em casa! E olha que sou nordestina, vivo perto do mar, no calor…já estava um pouco frio, mas tudo foi maravilhoso! A cidade é LINDA, ao contrario do que muita gente fala, fomos MUITO bem recebidos pelos Londrinos em qualquer local que visitamos, todos os restaurantes, museus, tudo que fomos tinha sempre alguem oferecendo um sorriso pra minha filha, oferecendo ajuda…fomos de trem saindo de Paris. Já na chegada em St Pancras muitas pessoas nos oferecendo ajuda com as malas, com Paula (nossa filha)…metrô muito facil de entender e andar, enfim, eu realmente nao tenho qualquer reclamação, critica, nada. AMEI. Minha filha se sentiu em casa tambem! E acho que quem tem filho pequeno (entre 0 e 3 anos) vale a ida a South Hamptom / New Forest pra conhecer o parque da Peppa. Dá um trabalhinho (Onibus, trem…) mas é tudo muito feito pra eles, foi um dia muito feliz! Muito obrigada pelas dicas! Indico o restaurante WAGAMAMA (acho que é tailandês) pra quem gosta de tomar uma sopa a noite, tem menu infantil, comidas muito boas e toda estrutura pra criança. O Café Rouge é fantastico. Comida excelente e cardapio infantil muito saboroso. Ficamos no Hotel The Tower A Guomann, fica ao lado da Tower Bridge e perto da estação Tower Hill, tem um tesco ao lado, starbucks…maravilhoso. Atendimento perfeito, quarto muito confortavel. Enfim, queria compartilhar com voces e dizer que vale muito a pena!

    • Adriana Pasello

      Querida Maíra! Super obrigada pelo carinho e atenção em voltar aqui para compartilhar suas impressões sobre Londres. Como não adorar aquela cidade?! rs
      Passei várias vezes em frente ao Wagamamma, mas sempre com pressa ou indo para algum outro lugar.
      Adorei ler o teu relato, especialmente pelo fato de ter ido com crianças. Valeu! Bjos

      • Maíra

        É o mínimo que eu poderia fazer depois de tanta coisa que fiz com sua ajuda! =)
        Fui no Jamie Oliver tambem, perto de Notting Hill. Maravilhoso. Ambiente aconchegante, criançada feliz, comida boa! Muito bom!

        • Adriana Pasello

          Thanks! =) Realmente, o Jamie Oliver é imperdível!

  16. Karina

    Oi Adriana adorei o post. Tá na minha lista tb e da pequena que quer mesmo é ver o artista predileto dela por lá…mas essa vai ficar prós próximos anos ainda pq quero queimar o visto que conseguimos até 2018!

    • Adriana Pasello

      oi Karina, sempre bom ler seus comentários aqui no Blog. O importante é já começar a viajar na viagem para Londres, afinal, esperar por um destino é tão bom quanto estar nele! rs bjos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *