Toque em tudo no Museo Interactivo Mirador

Toque em tudo no Museo Interactivo Mirador

16 abr 13
Toque em tudo no Museo Interactivo Mirador

Apesar de parecer que sim, museus de exploração para crianças nunca são exatamente iguais. Acredito que eles sejam como os grandes aquários e zoológicos, não se pode dizer que quem visitou um já viu todos.

Além disso, especialmente por causa da idade e da fase das crianças, cada visita é única e diferente. Algo que não foi apreciado antes pode ser a estrela do dia!

Por isso não abrimos mão de visitar o MIM, um museu interativo em Santiago que estimula a curiosidade das crianças desde 2000. Os pequenos podem experimentar as ciências, as artes e a tecnologia de forma lúdica e interativa em um espaço de 7.000 m2.

Já gostamos do lugar antes mesmo de passar pela bilheteria.

Há um grande playground e um gramado bem amplo onde as crianças já podem fazer um “aquecimento”. Perto dali uma escultura que nossos pequenos chamaram de “brincar de macaco” e gastaram boa dose de energia. Esta área é considerada um parque e conta também com um restaurante.

O MIM é um prédio de 2 andares onde se pode explorar uma grande variedade de engenhocas. Mesmo o menos curioso achará algo interessante para “conhecer com as mãos” nas 11 salas com exposições de robótica, química, física, luminotécnica, geografia, mineração, energia e sistema solar.

Para quem viaja com crianças menores do que 5 anos, há um espaço fechado dedicado somente para elas. Os monitores, tanto deste espaço como de todo o museu, são muito prestativos e interessados em contribuir para a experimentação das crianças.

E aqui vale uma dica em função de um erro que cometemos: logo que entrar, dirija-se ao balcão de informações para verificar quais oficinas estão disponíveis e agendar a participação dos seus filhotes.

As oficinas chamadas “Actividades Complementarias” são dirigidas e muito interessantes: construir um robô, trabalhar em uma gráfica e construir uma casa, por exemplo. Ah, sim, sem esquecer que o cinema 3D é considerado uma oficina também e deve ser feita a reserva na entrada.

Quanto tempo separar para uma visita no MIM? Para nossos filhotes de 3 e 5 anos meio dia foi suficiente. Creio que isso depende do perfil e da idade da criança. Para quem pretende ficar o dia todo, a cafeteria no segundo piso parece ser uma boa alternativa para um lanche rápido.

O Museo Interactivo Mirador fica em um setor retirado de Santiago chamado La Granja. Pode-se ir de metrô e depois pegar o táxi da estação Mirador até o MIM ou então fazer o trajeto todo de táxi, dependendo da conveniência da família. Para ter uma ideia, o trajeto de carro leva 30 minutos entre o Costanera Center em Providência e o MIM.

Assim como outras atrações infantis em Santiago, o valor da entrada é bem razoável para as famílias: ingressos de crianças custam 13 reais e de adultos 17 reais.

O lugar não é perto das regiões turísticas, mas vale muito o deslocamento. Só pelo fato do MIM ser o museu mais visitado do Chile já valeria a visita com as crianças, concorda?

Assista também o vídeo do MIM!

2 comments

  1. Nós adoramos esse museu. E foi difícil convencer a pequena a ir embora!

  2. pamella

    Adorei!! Acho que este museu é super legal inclusive para adultos! Sem contar que oferece uma “contribuição sensorial” e lúdica enorme para as crianças!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *