Curso de inglês em Vancouver: 4 semanas na SSLC

Curso de inglês em Vancouver: 4 semanas na SSLC

28 mar 18
Curso de inglês em Vancouver: 4 semanas na SSLC

É fato consumado que intercâmbio não é mais o tipo de viagem que só adolescente faz. As escolas de inglês pelo mundo oferecem vários tipos de cursos para qualquer idade. Nunca é tarde para realizar esse sonho.

Uma das vantagens dos programas voltados para famílias é justamente isso. Os pais também são considerados e, portanto, têm a oportunidade de fazer um curso de inglês com outros adultos.

Nós já contamos no artigo a respeito do intercâmbio que as crianças fizeram na VIC – Vancouver International College que pelo motivo dessa escola pertencer a um grupo, nós optamos por fazer o curso de inglês de 4 semanas com eles.

Aquele texto sobre a VIC é o lado A, a experiência das crianças. Este artigo é o lado B, a experiência dos adultos na SSLC.

 

Como é o curso preparatório para o IELTS

Eu já fiz 2 intercâmbios antes do Canadá. Sei que o nivelamento é algo complicado para aqueles que possuem inglês avançado. O nivelamento é o teste de entrada que todos os alunos devem fazer no primeiro dia para saber em que turma irão estudar.

Optar por um curso preparatório para um exame de proficiência como o IELTS, ou equivalente, é uma maneira de garantir o nível da turma. Isso desde que, obviamente, o aluno realmente tenha nível avançado na língua inglesa.

Optei por estudar na SSLC – Sprott Shaw Language College que é uma escola-irmã da VIC – Vancouver International College, onde meus filhos estudaram. Ambas ficam no centro de Vancouver.

Percebi três diferenciais no preparatório IELTS:

1) A professora e o material corresponderam ao que eu esperava de um curso preparatório. Foi bem exigente e com alta demanda de rendimento nas 4 habilidades conhecidas como speaking, listening, reading e writing, além de grammar.

2) O número de participantes flutuou durante o curso, mas manteve uma média de 12 alunos durante as 4 semanas. Considerei o número adequado para esse nível. Também gostei do mix de nacionalidades. Estudei com turcos, russos, japoneses, coreanos e brasileiros.

3) Ser um curso em período integral (entrada às 9h e saída às 15h30) também contribuiu para o meu rendimento. Sem esquecer as tarefas diárias que eram enviadas. Pelo menos 1 hora de prática em casa todo santo dia.

Voltei para casa com apenas uma insatisfação: não consegui prestar o exame IELTS lá em Vancouver. Não haviam datas próximas do término do meu curso. Devo prestar nos próximos meses em São Paulo ou Curitiba.

Leia + sobre como é o curso preparatório para o IELTS no site da SSLC.

 

Como é o curso de inglês geral (English as a Second Language)

O Renato optou por se inscrever em um curso de inglês também na SSLC. O nível de inglês dele é intermediário e, assim como eu, já havia feito intercâmbio antes.

No caso do nivelamento dele, a classificação é muito interessante porque ela dá uma nota diferente para cada habilidade, o que permite que o aluno estude em uma das 2 metodologias disponíveis.

A 1ª metodologia é Skill Focused:

No caso, os alunos estudam em classes diferentes para cada uma das 5 áreas: 1) Grammar 2) Reading / Writing 3) Listening 4) Communication
5) Pronunciation.

Na prática, isso significa que se o aluno for bom em listening e não tão bom em speaking, ele fará aulas em salas diferentes. Isso será estabelecido de acordo com cada nível que foi diagnosticado nos testes de nivelamento.

O Renato fez esse tipo e a experiência dele foi completamente diferente da minha porque, no mesmo dia, o Renato tinha vários professores e interagia com grupos de alunos distintos. Ele ficou bem satisfeito com essa abordagem separada por habilidade.

A 2ª metodologia é Skill Combined:

O nivelamento se dá da maneira tradicional com todo mundo junto fazendo todas as habilidades.

Neste caso, na parte da tarde, os alunos que estudam em período integral podem fazer matérias eletivas como Common Errors, Practical Writing, Social Issues, Survival English, Conversation ou Pronunciation.

Em termos de carga horária, ele quis um curso meio período com aulas somente pela manhã. Na parte da tarde, enquanto eu estava no preparatório do IELTS e as crianças na VIC, ele fazia as tarefas e adiantava as compras de mercado ou outras atividades do interesse dele.

Leia + sobre como é o curso de inglês geral (eles chamam de ESL – English as a Second Language) no site da SSLC.

 

Que resultados você pode esperar dos adultos

Uma professora de inglês me disse que aprender bem uma língua estrangeira tem a ver com “kilometragem rodada”. Isso quer dizer que quanto mais tempo uma pessoa se expor ao idioma, maior será o domínio. Não há como fugir desse investimento contabilizado em horas.

Decidi mencionar a questão dos “resultados” neste artigo porque muitas pessoas me perguntam sobre isso. Eu já fiz outros intercâmbios e dei aulas de inglês para crianças no começo da carreira.

Eu curto muito a ideia de viajar para um país de língua inglesa e fazer uma imersão no idioma através de um intercâmbio. Por isso, optei por período integral para nós três. O objetivo era ocupar a maior parte do dia com a língua. Infelizmente, não consegui convencer o Renato!

A ideia de um curso de inglês de 4 semanas também me agrada porque 1 mês equivale praticamente a 1 ano de estudo no Brasil. Pegue a carga horária semanal de um curso em escola particular e multiplique por 36 semanas que é a média de semanas de aula. O resultado em horas é o mesmo que fazer um intercâmbio em período integral durante 1 mês.

Não se esqueça disso. Em se tratando de intercâmbio, resultados significativos no avanço do domínio de idioma estão diretamente relacionados com o tempo que você investir praticando a língua enquanto estiver lá fora. Mais horas, mais progresso.

 

A estrutura física da SSLC em Vancouver

O prédio da SSLC fica exatamente ao lado do prédio onde estão as salas infantis do Programa English for Children & Family da VIC.

Isso foi um fator bem importante na escolha do curso porque quem estuda em período integral tem somente 1 hora de almoço. Seria impossível nos deslocarmos a tempo de almoçar em família se fosse um endereço distante.

A escola oferece uma estrutura suficiente para o aluno almoçar lá mesmo com microondas, máquina de bebidas frias e quentes, mesas e cadeiras. É o que eles chamam de student lounge. Enquanto almoça, o aluno pode atualizar as redes sociais no wifi gratuito que está disponível.

Nós optamos por almoçar todos os dias fora para ter um descanso do ambiente escolar. Há várias opções de lanchonetes e restaurantes a uma distância de 1 a 2 quarteirões da SSLC / VIC. Uma hora é suficiente para sair, comer e voltar para as aulas com tranqüilidade.

A localização também é conveniente em termos de transporte público já que há uma estação de metrô a 2-3 quarteirões. A escola fica muito bem localizada no centro de Vancouver.

Uma outra questão é a variedade de atividades extras oferecidas pela escola. São muitas e praticamente diárias. Elas mudam conforme a estação. Como família, não fez tanta diferença. Mas, para adultos que viajam solo, é bacana saber que só fica sozinho se for por opção.

 

Quanto custa um intercâmbio de adulto

Veja abaixo uma simulação dos custos desses 2 programas (valores para 2018).

4 semanas de preparatório IELTS período integral
(25 horas/semana): CAD$1096.00
Taxa de matrícula: CAD$150.00
Taxa de material (4 semanas): CAD$200.00
Total: CAD$1446.00

 4 semanas de curso meio período
(15 horas/semana): CAD$800.00
Taxa de matrícula: CAD$150.00
Taxa de material (4 semanas): CAD$100.00
Total: CAD$1050.00

Se quer ter uma ideia dos valores de curso de inglês para seus filhos, leia o artigo sobre como funciona um intercâmbio com crianças na VIC.

 

Hospedagem para o curso

Os valores pagos pelos cursos não incluem hospedagem.

Nós não tivemos esse gasto porque nos hospedamos através do clube de troca de casa como comentamos no post sobre os 3 objetivos da nossa viagem para Vancouver.

Os alunos podem contratar hospedagem sozinhos ou pedir para a escola incluir esse serviço. A SSLC oferece uma opção de acomodação dos alunos neste site.

Se eu tivesse que locar um apartamento, com certeza escolheria a uma distância que permitisse ir e voltar da escola à pé, sem depender do transporte público. É menos cansativo, especialmente para quem opta por um curso em período integral.

 

Como obter um orçamento

Nós fechamos o curso diretamente com a escola. Para receber um orçamento, você deve fazer contato com Luis Sanches no email info@studysslc.com

Há muitas informações no site da SSLC e você também pode acompanhar a escola no Facebook  e no Instagram para tomar a sua decisão.

 

 

*Este artigo faz parte de uma série de 4 posts que serão publicados a respeito da nossa experiência na VIC e na SSLC. Fizemos uma parceria com as escolas para produzir esse conteúdo. A contrapartida foi um desconto no valor total pago pelos cursos. Não recebemos qualquer orientação quanto ao conteúdo dos textos. Os artigos resultam da nossa experiência pessoal. #parceria #ap

________

Foto de abertura gentilmente cedida por Tourism Vancouver (Barbershop Films)

4 comments

  1. Fran Agnoletto

    Que ótimo relato Dri!!
    Tenho muita vontade de fazer um intercâmbio em família!!
    Já “quase” fizemos duas vezes, mas na última hora, trocamos por lazer all the time.
    Vou devorar essa sua série!
    Beijão,

    • Adriana Pasello

      oi Fran, que delícia receber sua visita. Então, pois é, decidir gastar as férias inteiras estudando é algo difícil. Mas, na minha opinião, vale cada hora “suada”. kkkkk

  2. Post excelente! Adorei saber tudo sobre esse curso que você fez. Super interessante!

    • Adriana Pasello

      Oi Helen
      Fiquei muito muito feliz por ter decidido estudar na SSLC. Meu avanço em 1 mês foi incrível. Intercâmbio em família é isso, todo mundo tem que ficar satisfeito com o seu curso. Bj

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *