Dose tripla: Coro da OSESP na Pinacoteca durante a Virada Cultural

Dose tripla: Coro da OSESP na Pinacoteca durante a Virada Cultural

16 ago 13
Dose tripla: Coro da OSESP na Pinacoteca durante a Virada Cultural

Há dois anos tivemos um privilégio triplo e não poderíamos deixar de incluir um post sobre estas 3 atrações para quem está montando um roteiro em São Paulo.

Foi na Pinacoteca do Estado que assistimos pela primeira vez uma apresentação do coro da OSESP. Era nossa primeira experiência na Virada Cultural e também nossa primeiríssima visita na Pinacoteca. Um banho triplo de cultura que marcou a viagem para sempre.

Há muito procurávamos uma oportunidade de ouvir as vozes competentes do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Foi um privilégio assistir bem de pertinho Naomi Munakata, uma das principais regentes brasileiras, conduzir mais de 30 pessoas cantando em “a cappella”, que é como se chama uma apresentação de música vocal sem acompanhamento instrumental.

E olha só o que aconteceu durante a apresentação… Apesar de 3 pessoas da família terem se deliciado nas músicas apresentadas, nosso mascotinho, então com 1 ano e meio, aproveitou o som para fazer sua soneca da tarde! Certamente foi o som ao vivo de maior qualidade que ele ouvirá para dormir em toda a sua vida!!! rs

Apesar do evento, ainda não consideramos a Pinacoteca do Estado visitada. Queremos conhecer melhor este que é o mais antigo museu de arte de São Paulo e que abriga um dos maiores acervos de arte brasileira: 9 mil obras de artistas consagrados.

Durante o pouco tempo que permanecemos para assistir o Coro, algo chamou a nossa atenção: os tijolos aparentes. Partimos para a pesquisa e soubemos que os tijolos expostos na fachada e no interior não são intencionais e, sim, resultado do projeto original nunca ter sido concluído. Com certeza os 500 mil visitantes anuais não se importam com este detalhe que passou a ser um traço de personalidade deste lugar localizado bem em frente do Museu da Língua Portuguesa e da Estação da Luz.

Sobre as apresentações, para quem não sabe, a Virada Cultural de São Paulo é um evento anual promovido pela prefeitura desde 2005.  São 24 horas ininterruptas de espetáculos musicais, teatro, exposições de arte e muitas outras manifestações culturais. Todos os eventos são gratuitos. A inspiração veio da “Nuit Blanche”, que também ocorre anualmente na capital francesa.

A novidade de 2013 foi a Viradinha Cultural com programação totalmente voltada para os pequenos. Entre os muitos nomes conhecidos, a Palavra Cantada, que é tiro certeiro para crianças.

Estamos nos organizando para a próxima Viradinha! Anote aí: maio de 2014. Se não vier para São Paulo por causa da Virada Cultural, venha assistir a OSESP. E se nada disso te interessar, faça uma visita na Pinacoteca.

Uma destas três atrações, com certeza, vai agradar a sua família.

Quer mais? Aqui estão os links mencionados no post!

Site da Pinacoteca do Estado
Pinacoteca do Estado no Google Maps
Museu da Língua Portuguesa
Estação da Luz
Coro da OSESP
Virada Cultural

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *