Uma cidade inteira passa pela Estação da Luz
Uma cidade inteira passa pela Estação da Luz
10 ago 13Caros leitores!
Eu bem que tentei incluir este lugar que hospeda o Museu da Língua Portuguesa no mesmo post. Não deu. Fiquei com a sensação de estar desvalorizando esta lindeza chamada Estação da Luz.
A primeira vez que vi este prédio pessoalmente foi durante nossa visita na Pinacoteca do Estado há algum tempo atrás. Ele é absolutamente lindo. Aqui é um lugar perfeito para apreciar a história, a arquitetura e a movimentação intensa de pessoas deste grande país chamado cidade de São Paulo.
A Estação da Luz é a segunda estação mais movimentada da cidade com circulação diária de 147 mil passageiros. Em quantas cidades brasileiras há uma população de mais de 100 mil?
A estrutura de ferro fundido que sustenta o prédio foi feita na Inglaterra e veio desmontada para o Brasil, de navio. Percebeu o porquê a arquitetura com a torre do relógio te faz lembrar uma grande capital europeia? É isso mesmo, elas fazem referência ao Big Ben e à Abadia de Westminster em Londres.
Se você quiser fazer uma visita mais intensa na história desta estação aberta ao público em 1901, você tem uma opção a partir do Museu da Língua Portuguesa.
Todos os sábados, domingos e feriados são oferecidas visitas às 12h e às 14h. Elas são organizadas na entrada do Museu, que fica ao lado da Estação. Não é necessário agendamento prévio e os grupos de até 20 pessoas são formados conforme a ordem de chegada.
Fica a dica para quem curte este tipo de passeio. Assim que nosso pequeno deixar a soneca da tarde de lado nós vamos embarcar nessa!