7 atividades para crianças em Santiago do Chile

7 atividades para crianças em Santiago do Chile

28 maio 13
7 atividades para crianças em Santiago do Chile

Seis viagens para Santiago e nunca deixamos de visitar o Centro Histórico, com ou sem as crianças. Pode parecer que tradição e crianças não combinam, mas tudo vai da maneira como o passeio é feito e o que é oferecido especialmente para os pequenos.

O aspecto mais visível e interessante deste lugar é o contraste. Povo e governo, passado e presente, calmaria e manifestação… tudo passa pelas ruas e calçadões do centro histórico. Mais de uma vez acompanhamos panelaços e apitaços dos sempre manifestantes santiaguinos.

Nós sempre fazemos praticamente o mesmo trajeto. Começamos pelo Palácio de La Moneda e andamos pelos calçadões (paseos) em direção à Plaza de Armas. No caminho paramos em muitas lojas, cafés e livrarias. De lá seguimos para o Mercado Central ou para Lastarria, bairro recém-descoberto e já incorporado em novas visitas.

Então, quais são as atividades para crianças em Santiago? O que é que pode agradar as crianças?

 

1 – Soldados

Assistir a troca da guarda no Palácio de La Moneda, sede do governo chileno. Dizem que o melhor lugar para ficar é a Plaza de la Ciudadanía. A troca acontece às 10 da manhã, dia sim, dia não, nos dias pares em janeiro, abril, maio, agosto, novembro e dezembro e nos dias ímpares em fevereiro, março, junho, julho, setembro e outubro.

 

2 – Observar

Circular pelos calçadões e sentar em um dos bancos para observar a rotina dos santiaguinos. Dá para fazer um “exercício cultural” bem bacana com os pequenos, comentando sobre diferenças e semelhanças.

 

3 – Sorvete ou café

Tomar um “café latte” em cafeterias como a BonaFide ou um sorvete na Bravísimo, dependendo do clima. (E claro, evitar os “cafes con piernas” como o Haiti e o Caribe, verdadeiros fumódromos onde geralmente crianças não entram)

 

4 – Compras

Dependendo da idade e do perfil dos filhos, fazer compras nas inúmeras filiais das enormes redes de lojas de departamentos: há Falabella, Paris e Ripley espalhadas pelos calçadões. Algumas delas são dedicadas a um departamento específico como crianças ou decoração.

 

5 – Livros e jogos

Comprar algo especial para os pequenos. Sugiro livros na Livraria Antártica (Moneda) ou na Livraria Contrapunto (Huérfanos). Certamente há algo para todos no país de 2 autores com Prêmio Nobel de Literatura! Só não espere espaço infantil ou algo muito lúdico em Santiago. Outra alternativa é comprar brinquedos em lojas como a Juguetería Alemana na Huérfanos. Há marcas e opções bem diferentes dos que encontramos no Brasil, especialmente de jogos e modelismo.

 

6 – Museus

Entrar e explorar uma das atrações deste caminho: o Centro Cultural Palácio de la Moneda, o Museu Postal Telegráfico, a Catedral Metropolitana ou o Museu Histórico Nacional. Qual deles vale a pena? Depende do perfil da família.

 

7 – Músicos e cavalos

Gastar um bom tempo na Plaza de Armas mostrando os contrastes para os pequenos. Os prédios espelhados e seus tradicionais vizinhos. Os policiais chilenos (carabineros) que aqui estão com seus cavalos sempre prontos para enfrentar o povo que é sempre manifestante! Grupos de música que se apresentam nas esquinas. Enfim, a Plaza de Armas nunca é a mesma. Cada visita oferece um mesmo cenário com personagens distintos. É ponto obrigatório para pequenos e grandes.

 

Acréscimos?

Além de finalizar a manhã com almoço no Mercado Central ou no bairro Lastarria, como já foi postado, há opções de terminar o dia no Museo de Arte Precolombino ou no Museo de Bellas Artes.

Muitas pessoas (inclusive nós) optam por fazer o Cerro Santa Lucía no mesmo dia por estar próximo. Ainda não fizemos com as crianças porque, apesar de adorar a vista, o lugar não é muito fácil para quem está com carrinho. Ele é cheio de escadas e nem sempre o elevador está em operação.

Por último, um lembrete: o ônibus do Turistik tem um ponto aqui, então, para quem está turistando a cidade nesse ônibus, é muito conveniente.

Super recomendamos o centro histórico de Santiago, com ou sem crianças.

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *