Viajar com crianças: a surpreendente verdade que nunca contaram

Viajar com crianças: a surpreendente verdade que nunca contaram

08 nov 18
Viajar com crianças: a surpreendente verdade que nunca contaram

A rotina massacra sua energia? A correria tem prejudicado os momentos com os filhos? Muitos pais e mães passam o ano entre desejos e cobranças.

E se houvesse a possibilidade concreta de você ganhar 1 hora a mais por dia com as crianças? Gosta da ideia? Já pensou? Uma hora a mais para fortalecer os vínculos familiares? Parece irreal, mas não é.

 

Como ganhar 1 hora a mais?

Vamos fazer uma conta. Você viaja de férias com as crianças por aproximadamente 30 dias por ano, certo? Considerando que 8 horas de um dia são destinadas para dormir, sobram 16 horas por dia. Multiplicando 30 dias por 16 horas diárias, você tem um resultado de 480 horas.

Bingo! Tempo extra fora da rotina! Divida 480 horas pelos 365 dias de um ano e verá que sua viagem com as crianças representa o equivalente a mais de 1 hora por dia de tempo com os filhos.

Não é surpreendente que ninguém tenha feito essa conta antes? As férias são o momento perfeito para compensar a ausência durante o ano. Mais que isso, elas oferecem um bom ambiente para o abastecimento do tanque emocional.

É isso mesmo que você leu! Férias também têm a ver com sentimentos. Afinal, como já disse um poeta, em se tratando de amor, o que existe são as provas de amor, as evidências que ele existe.

 

O que é o tanque emocional?

Conhece o livro “As Cinco Linguagens do Amor das Crianças” de Gary Chapman & Ross Campbell? Eles dizem que “cada criança possui um tanque emocional, um reservatório de energia emocional que o alimenta através dos desafiantes dias da infância e da adolescência”.

A base desse combustível é o amor incondicional. Os autores afirmam que ele é o alicerce que deve ser usado para comunicar esse sentimento para os filhos.  O desafio é fazer com que essa “comunicação” seja feita de forma que eles verdadeiramente se sintam amados.

No livro, eles defendem a ideia de que cada pessoa possui uma “linguagem do amor” principal, uma que fala mais ao coração, apesar de entender as outras. Eles acreditam que usar essas linguagens leva a criança a “usufruir uma auto-estima saudável e um senso de valorização adequado”.

Vamos então sair da teoria e partir para a prática. Os autores afirmam que “as crianças são seres cuja motivação é comportamental. Elas reagem às ações, ou seja, ao que você lhes faz”.  Então, a pergunta é: como praticar as 5 linguagens do amor em viagens com crianças?

 

1) Contato físico

Você já leu sobre o hormônio do abraço? Abraçar libera uma substância chamada oxitocina, conhecida como o hormônio do bem-estar.

Esta matéria do Portal Terra sobre o abraço também informa que “ele pode liberar endorfinas, mesma substância química liberada após um bom treino ou quando você come chocolate.

Abraçar muito é a maneira mais fácil e eficiente para ter contato físico em viagens. Faça isso na fila do aeroporto, enquanto espera no restaurante e na hora de tirar fotos. Segure forte o suficiente para ser um abraço bem longo.

Aproveite e promova massagens em pés cansados de caminhar. Faça cafuné. Beije seus filhos. Se já são adolescentes e não curtem mais essas demonstrações públicas, faça isso na hospedagem ou quando estão com menos pessoas por perto.

 

2) Palavras de afirmação

Quanto tempo você demora para dizer: “Parabéns por organizar sua mochila de viagem” ? Segundos, certo? Os autores afirmam que, embora ditas muito rapidamente, elas ”marcam a memória das crianças de forma permanente. Elas nutrem o senso interior de valor e de segurança do seu filho.

As possibilidades são enormes enquanto você viaja em família. No carro, no hotel, na piscina e na praia vocês terão tempo suficiente para que você diga “eu te amo” de maneira específica. Que tal um: “Eu gosto muito de ver como você se diverte com seu irmão”?

A afirmação pode vir por meio de palavras de afeto, de carinho, de elogio, de encorajamento. Lembre-se de todas as vezes que você sentiu orgulho do seu filho e manifeste isso enquanto estão de férias.

Que tal ampliar a ideia e, além de dizer, escrever palavras de afirmação? Aproveite a viagem e deixe bilhetes na mala. Escreva algo bem positivo para seu filho.

 

3) Tempo de qualidade

Isso significa: “atenção exclusiva dos pais”. É estar presente integralmente, totalmente. O quê esse cenário comunica para a criança? Eu gosto da sua companhia. Você é importante.

Procure criar situações durante a viagem que permitam uma atenção diferenciada. Pode ser enquanto almoçam, no quarto do hotel e até dentro do carro. O importante é que o filho seja o centro das atenções.

Se for possível, faça um programa exclusivo com cada filho. Gosta de futebol? Leve para assistir uma partida. A menina gosta de ler? Faça um programa em uma livraria. Está hospedado em lugar onde há uma cozinha? Peça ajuda da criança. Crie oportunidades para a atenção exclusiva, mesmo quando há mais de um filho.

Os benefícios desse tempo de qualidade podem melhorar não somente a relação entre pais e filhos. Neste artigo sobre o assunto, a Psicóloga Fabíola Luciano afirma que um “tempo de qualidade melhora até o desempenho escolar e a autoridade dos pais”. 

 

4) Presentes

Que tal incluir um presente na mala do seu filho sem que ele saiba? Talvez algo que ele queria muito comprar para essa viagem ou alguma peça de roupa para ele vestir no destino.

Apesar do ato de presentear ser algo que faz parte da nossa cultura, você pode fazer isso de forma diferente do costume. Fuja do óbvio.

Compre algo durante as férias e mande embrulhar de forma inusitada e colorida. Dê um presente que faça lembrar a viagem, como um souvenir. Deixe a criança escolher um porta-retratos onde será colocada uma imagem significativa e divertida das férias.

Lembre-se que um presente pode ser também um cartão, uma carta ou um postal com uma mensagem bem pessoal e positiva. Isso pode ser colocado na bagagem do retorno para que a criança seja surpreendida em casa. Que tal escrever sobre o quanto seus filhos são bons companheiros de férias?

 

5) Gestos de serviço

São aquelas atitudes que facilitam a vida do outro. Fazer o que seria da obrigação do filho. É mais fácil de ser praticada dentro de casa, mas dá para adaptar enquanto viaja.

Você pode providenciar preparar um banho de banheira se estiver em um hotel. Enquanto ele toma banho ou está na piscina, você pode dar uma organizada nas coisas dele.

Caso um filho derrube algo na toalha da mesa, ofereça ajuda para limpar e não fique aborrecido. Sabe aquelas atitudes que já são obrigação da criança como cortar a carne? Você pode se oferecer para cortar e com isso facilitar a vida dele. Faça dele um convidado de honra.

Filhos adolescentes ou já adultos podem ser mais impactados por essa linguagem porque já têm várias obrigações a cumprir. Seja criativo e surpreenda. Segundo o blog Papo de Pai, o importante é você fazer uma tarefa que eles não gostam.

 

O que pode atrapalhar essa estratégia?

Há pelo menos dois aspectos que podem prejudicar essas ideias. Um deles é viajar em grupo. Quanto mais pessoas viajando juntas, menor a interação entre as pessoas da mesma família.

Por incrível que pareça, o outro aspecto é o próprio destino. Quanto mais atrações interessantes estiverem disponíveis, menos tempo temos de prestar atenção um ao outro.

Nesse caso, você terá que buscar um equilíbrio e ser criativa para curtir os passeios e ao mesmo tempo investir nos vínculos familiares.

Lembre-se que, a cada ano, você tem um verão a menos com seus filhos. Use e abuse das férias. Faça delas um tempo para olhar para fora, para o destino, e ao mesmo tempo para dentro, para a família.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *