As surpresas que você pode esperar da cozinha brasileira

As surpresas que você pode esperar da cozinha brasileira

05 jul 16
As surpresas que você pode esperar da cozinha brasileira

[PubliPost]  Quando turistas vêm ao Brasil, o que eles esperam? A resposta vem em uníssono: caipirinha e feijoada. Aos que estão um pouco mais informados, a gente pode adicionar aipim e frutas frescas. Mas a verdade é que a cultura brasileira é uma grande mistura, com raízes em todos os cantos do mundo, e com isso, temos um cardápio mais do que variado. Olha só o que temos nesse país que é famoso pela feijoada:

Churrasco: tendo o seu ponto mais forte no sul, o churrasco faz parte do dia a dia do brasileiro. Que brasileiro que não gosta de uma boa picanha? E aquele coração de galinha? Churrascarias estão espalhadas por todo o Brasil, e o churrasco finalmente está sendo reconhecido como um prato brasileiro pelos estrangeiros. Nosso churrasco é tão bom que está sendo exportado para outros países – é só ver a quantidade de churrascarias brasileiras que estão sendo abertas no exterior.

Comida mineira: a comida mineira tem um gostinho de casa. E ela também tem feijão e o famoso tutu. Além disso, se estiver com um turista em casa, apresente-o ao pão de queijo e ao doce de leite – comidinhas sempre presentes na vida dos brasileiros, principalmente no sudeste.

Pizza: se tem uma comida estrangeira que já está tão comum aqui, até perdeu o sotaque, é a pizza. Brasileiro come pizza, e como come! Marcas estrangeiras como Domino’s e Pizza Hut são velhas conhecidas, com muitas outras abrindo suas portas por aqui ultimamente. E, se você quer uma pizza com gostinho de Brasil, vá aos rodízios de pizza. Em alguns, você consegue encontraras pizzas mais inusitadas, como de arroz com feijão e de bife com batata frita – coisa que só se encontra por aqui.

Sushi: sim, sushi já é um prato comum no Brasil! Tão comum, mas tão comum, que em São Paulo temos mais restaurantes de sushi do que as nossas famosas churrascarias! Com o aumento da população japonesa no Brasil, os restaurantes de sushi podem ser encontrados facilmente nas grandes cidades. Até em sites brasileiros de entrega você pode encontrar uma lista enorme de restaurantes japoneses, que inclusive te ensinam a usar os talheres japoneses, os hashis, da forma correta.

Agustina2


Comida baiana:
para os turistas que esperam churrasco e feijoada, a comida baiana é completamente diferente, pois é composta por frutos do mar, muitos caldos, acarajé (famoso bolinho de feijão frito, especialidade gastronômica da culinária afro-brasileira) e temperos completamente diferentes do restante do país. Se você quer surpreender um amigo turista, leve-o para comer uns quitutes baianos, seguido pelo famoso cuscuz de coco com tapioca – não confundir com o cuscuz marroquino.

Docinhos: o nosso brigadeiro está finalmente conquistando os gringos, mas não são todos que conhecem esse docinho tão maravilhoso. Brigaderias estão abrindo as portas no Brasil e no mundo, competindo com os cupcakes. Por falar nisso, muitas docerias brasileiras estão se especializando em cupcakes, cookies e outros doces de origem americana e europeia.

Comida árabe: provavelmente todos os moradores de São Paulo e do Rio de Janeiro já provaram uma esfiha na vida. A comida árabe pode ser encontrada facilmente em grandes centros, tanto em restaurantes com pratos tradicionais quanto redes de fast-food como o Habib’s.

Comida italiana: além da pizza, mencionada anteriormente, a lasanha, o espaguete e o nhoque (principalmente no dia 29 de cada mês) são pratos mais do que familiares para os brasileiros. Também, com a grande quantidade de famílias de origem italiana no Brasil, não é de se surpreender que massas façam grande parte das refeições dos brasileiros.

Comida chinesa: a culinária chinesa e a japonesa são definitivamente as mais populares entre os brasileiros quando o assunto é comida oriental. Junto com o sushi, o yakisoba já faz parte da “culinária brasileira”, podendo ser encontrado em qualquer quarteirão nas grandes cidades, e também pode ser pedido facilmente por delivery.

Agustina3

Resumindo, a culinária brasileira traz muitas surpresas para quem é de fora e só espera tomar caipirinhas e comer feijoada. Temos em nossa cultura uma mistura literalmente mundial e absolutamente tudo pode ser encontrado aqui, superando a expectativa e modificando a visão de Brasil de muitos turistas.

Post patrocinado por PedidosJá.

2 comments

  1. Marcia

    Hummm, realmente temos uma grande variedade culinária aqui no Brasil.

  2. Aline

    Adri!
    Adorei te reencontrar hoje!
    Tao pouco tempo e tanta informacao!
    Estou devorando seu site!!! kakakaka
    Entao, sobre o topico, sempre que recebo americanos em casa, eles AMAM pastel, tapioca, cural, pamonha e caldo de cana!!!!!! Tudo junto e misturado!!
    Levo nas feiras livres e eles se esbaldam com tantos tipos de banana (geralmente soh conhecem a banana caturra…e verde!), jabuticaba, goiaba vermelhas ficam extasiados com o tamanho dos abacates! Pois soh conhecem aquele abacate pequeno amantegado para guacamole! Ainda, acham super estranho a gente comer abacate doce, como sobremesa..pra eles, somente salgado!!!!!
    Beijos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *