Museu da Imaginação: um passeio infantil divertido em SP

Museu da Imaginação: um passeio infantil divertido em SP

03 jun 18
Museu da Imaginação: um passeio infantil divertido em SP

Só de pensar em unir “criança” com “imaginação” você já fica interessado? Sou dessas também. Afinal, a infância é uma eterna busca por descobrir. Cabe a nós, pais, facilitar essas vivências.

Já faz tempo que, nos grandes centros, há uma tendência em construir museus voltados justamente para a exploração infantil. Você já deve ter visitado ou ouvido falar dos Children’s Museums ou Hands-on Museums. Já publicamos sobre alguns aqui no blog.

O Museu da Imaginação em São Paulo pega carona nessa ideia. Um lugar que não tem nada do conceito antigo de museu que é de uma visita apenas admirando com os olhos. É um passeio infantil do tipo “mão na massa”.

O espaço é um galpão de 2 andares com 2 mil metros quadrados no bairro da Lapa. Aqui as crianças podem praticar o explorar e o descobrir sem medo de aparecer alguém que vai parar a brincadeira.

Como dizem em lugares desse tipo pelo mundo: aqui é proibido ficar só olhando. Divirta-se livremente!

 

Espaços para brincar

Grande parte do térreo é organizado no que chamam de “estações lúdicas”. Elas reproduzem alguns espaços da vida real para que as crianças explorem no tempo e da maneira desejada.

Há uma casa na árvore, uma escalada, corrida de bicicleta, contação de história na fogueira, pistola de água e estúdio de música, além de estações menores. Sempre há um monitor por perto, treinado para facilitar a experiência de quem quiser.

Esse setor foi o que nossos filhos de 8 e 10 anos mais curtiram. Como as atividades não são conduzidas, eles adoraram a possibilidade de ir mudando de espaço para espaço conforme o interesse.

Ainda no térreo, há uma instalação chamada de Ora Bolas! São vinte bolas que sobem e descem sem parar.  O que vale ali é deixar a imaginação trabalhar à vontade. Afinal, será que são bolas mesmo?! rs

Há também uma pequena cantina para os visitantes. Enquanto os pequenos pulam e sobem, os pais fazem pausa para um merecido café.

 

Arte interativa

Logo na entrada do piso superior está uma instalação de arte interativa. O nome é “Mergulho com Monet”.

A ideia é permitir que as crianças se sintam dentro da obra do pintor impressionista Claude Monet . Nesse caso, o sentir é para ser do jeito que o pequeno explorador decidir: deitando, correndo, pulando… Eles não entenderam muito o contexto de tudo aquilo porque se jogavam sem parar.

Essas exposições não são fixas. Elas mudam de tempo em tempo, são itinerantes.

 

Oficinas de artes

Depois de brincar dentro de uma obra de arte, a ideia é colocar as mãozinhas para trabalhar nas Oficinas de Artes. No dia da nossa visita, meus filhos fizeram uma oficina com a massinha PlayMais, que não conhecíamos.

Essa massinha é feita de sêmola de milho e, por isso, é 100% biodegradável. Ela também é 100% segura para crianças de qualquer idade, ainda que seja colocada na boca. Elas são bem fáceis de serem moldadas e a colagem é feita apenas com água. Atividades com massinha estimulam a criatividade e a concentração.

Ainda no piso superior há algumas estações típicas de museus de exploração como encaixar uma bolinha em um prato que gira. Algumas mais adequadas para crianças mais velhas.

 

Dicas práticas

  • O local permite acesso de crianças portadoras de necessidades especiais.
  • A palavra de ordem é brincar, então, vista os filhotes com roupas e calçados confortáveis. Os meus ficaram até descalços!
  • Os monitores estão sempre disponíveis, use-os. Mas, se preferir, as estações têm descrições nas paredes.
  • Não há limite de idade, mas minha percepção é que crianças de 3 a 9 anos aproveitam mais tudo o que o local oferece.
  • Duas horas são suficientes para explorar bem os ambientes. Eu prefiro ir a lugares assim pela manhã. Eles estão mais dispostos a brincar.
  • Adultos pagam R$ 50,00 e crianças R$ 80,00, mas há condições especiais para diferentes idades e condições. Confira diretamente no site.
  • Para quem está de carro, há um estacionamento conveniado bem próximo do local.
  • Excelente opção para dia de muito frio ou chuva, já que o local é todo coberto.
  • Veja mais detalhes como endereço, horários e valores no site do Museu da Imaginação.
  • No rodapé da página principal do site há um campo para você colocar seu email e receber o MusiNews. Assim, você fica sabendo de promoções e eventos especiais.
  • O lugar foi inaugurado em 2017, então, ainda há muita novidade para preencher os espaços.

 

——

Curte a ideia de levar seus filhos a museus desse tipo? Veja aqui os museus que as crianças já exploraram pelo mundo.

Está em busca de lugares para passear com crianças em SP? Veja aqui os passeios que já fizemos com nossos filhos.

Precisa de acomodação para a família em SP? Leia aqui sobre nossa experiência em hotéis bons para crianças.

——

 

*Este artigo é resultado de uma parceria entre o blog e o museu. Não recebemos qualquer orientação quanto ao conteúdo do texto. Os artigos publicados sempre resultam apenas da nossa experiência pessoal. #parceria #ap

2 comments

  1. Gisele Tenório Cavalcanti Nunes dá Silva

    Oi sou professora de um centro social de crianças de 4 e 5 anos e gostaríamos de visiar o espaço, e gostaria de umas orientações, por exemplias seria 28 crianças mais 3 educadores , mas não temos como pagar a entrada ok

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *