O macaron de Paris é feito com café do Paraná!

O macaron de Paris é feito com café do Paraná!

10 dez 13
O macaron de Paris é feito com café do Paraná!

Desembarcamos na França com um verdadeiro arsenal de indicações de lugares onde poderíamos experimentar nossos doces e pães prediletos. A lista do melhor croissant, baguette, crêpe, macaron, éclair e madeleine era imensa e obviamente impossível de ser cumprida.

Com uma estadia de apenas 3 noites, deixamos de lado os grandes trajetos de metrô para explorar os bairros próximos a pé e assim desfrutar mais da cidade. Afinal, estamos na França e o que mais existe nesta terra são surpresas gastronômicas saborosas.

E foi assim, caminhando 5 min a partir do nosso hotel no bairro de Montparnasse em direção à Torre Eiffel, que encontramos uma loja da Pierre Hermé. Amigos que estão lendo este post: como é que vocês não me indicaram este lugar? Imperdoável! Se não fosse pela fachada clean e interior colorido da loja que chamaram a atenção nós teríamos perdido esta oportunidade única.

A Pierre Hermé é especializada em chocolates, confeitaria e macarons. Tudo apresentado de forma que a experiência começa já no andar pela loja e apreciar as cores e os formatos.

Foi aqui nesta loja que comemos o macaron de casquinha mais crocante e de interior mais macio e cremoso que já experimentamos. A sensação é de comer nuvens. Não é à toa que são apresentados em caixas como se fossem jóias e custam 2 euros cada. Difícil resistir ao desejo de colocar algo tão saboroso de uma só vez na boca.

Lá também nos deparamos com um sabor surpreendente: recheio de uma espécie de café desenvolvido pelo IAPAR, Instituto Agronômico do Paraná. Que surpresa agradável. Diretamente aqui do Paraná para Paris! Além dele, macarons de recheios diferentes como pétalas de rosas e menta com frutas vermelhas. Que criatividade.

Dizem que as bolachinhas que seguram o “sanduíche” nasceram na Itália há quase 500 anos, mas foi na França que as massas feitas de farinha de amêndoas ganharam recheio. Apesar da tal criatividade da Pierre Hermé, há também sabores mais básicos como chocolate que foi, por motivos óbvios, o escolhido pelas crianças.

Aliás, estes docinhos que lembram o formato de mini alfajores estão por toda a cidade. Acredite se quiser, há macarons até no McDonald´s. (Por favor, prometa que você nem vai pensar em entrar em um Mc em Paris, era só para dizer o quão populares eles são!)

São pelo menos 10 unidades da Pierre Hermé em Paris. Esta que visitamos 2 vezes fica no 185 rue de Vaugirard – 75015 (15º arrondissement), bem próxima da Estação Pasteur e está aberta 7 dias por semana. Veja a localização no Google Maps aqui. É bem provável que as lojas que ficam na Champs-Élysées‎ e na Galerias Lafayette sejam as mais fáceis de serem visitadas.

Independente da sua preferência em doces, certamente haverá um sabor que te agrade. O macaron é uma iguaria que não pode faltar no roteiro em Paris. Não esqueça de provar um com café do Paraná e voltar aqui neste post para me contar se gostou.

1 comment

  1. Eliane

    Marrrravilha!!! Bjo

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *