Todas as idades estão no Jardim de Luxemburgo
Todas as idades estão no Jardim de Luxemburgo
22 nov 13Desde que nossas viagens passaram a incluir passeios que agradassem grandes e pequenos, ficamos interessados em playgrounds próximos a monumentos e museus. Há espaço para descarregar a energia e as crianças ficam felizes por algum tempo.
Por isso o parquinho e o teatro de marionetes do Jardim de Luxemburgo chamaram a nossa atenção desde que começamos a pensar em Paris. Além disso, um espaço de mais de 200 mil m2 que abriga 3 mil árvores sem dúvida alguma seria um tiro certeiro.
Pelo título deste post dá para ver que aprovamos com louvor.
Ele é um retrato da vida parisiense, mesmo com o vento frio do outono. Muitas pessoas fazendo piquenique, lendo livros, conversando, famílias inteiras passeando, alguns praticando esportes, namorando e outros não fazendo nada nas mais de 4 mil cadeiras disponíveis.
Nós começamos a visita pela parte mais aguardada: o playground. Ele é muito amplo, com brinquedos divididos por faixa etária e feitos de vários materiais. Vale a pena pagar a taxa de entrada de 2,50 euros sem reclamação.
Não tivemos interesse no carrossel que, apesar da fama de ter sido projetado por Charles Garnier (o mesmo da Ópera de Paris) não está em muito “boa forma”. Seguimos direto para o lago central, rodeado pelas famosas cadeiras, onde crianças alugam miniaturas de veleiros e “apostam corridas”. Estes barcos são chamados de “voiliers” e a corrida é tradição desde 1880.
Ficamos encantados com os canteiros que são renovados com flores da estação 3 vezes por ano. As mudas são das próprias estufas de 2 mil m². Um show colorido em pleno outono. Que máximo!
Neste parque há pelo menos 3 monumentos tombados que podem ser melhor explorados por quem tem interesse:
- o Palácio do Luxemburgo (sede do Senado),
- o Museu do Luxemburgo e
- a Orangerie (onde ficam algumas plantas no inverno).
Os parisienses devem este lugar a uma mulher, Marie de Médici, que ficou “cansada” do Louvre e quis se mudar para algo que lembrasse a infância dela na cidade italiana de Florença. Très chic!
Apesar de termos separado um dia inteiro para esta visita, a chuva atrapalhou bastante os planos de explorar o local. Em função disso, acabamos não tendo tempo de admirar as estátuas e esculturas com calma e assistir uma peça no teatro de fantoches.
Este último foi uma perda e uma vantagem: teremos que voltar! As peças de marionetes do Théâtre du Luxembourg duram 40 mim e, apesar de serem em francês, tudo é muito visual e por isso mesmo acredito ser muito interessante para os pequenos. Espetáculos às quartas, sábados e domingos, duas vezes por dia, com entrada a 4.70 euros por pessoa, adulto ou criança. É necessário chegar com antecedência de 30-40 min para comprar o ingresso. Não é nada complicado para quem está circulando por aqui.
O “Luco”, como é apelidado este parque, conquistou a todos e entrou para a lista de atrações obrigatórias na cidade. Deu para entender prefeitamente o porquê dele fazer parte da vida dos parisienses.
Chegar aqui é fácil. Seguindo nossa política de explorar a cidade a pé, fizemos uma caminhada desde o Novotel Montparnasse. O parque fica na área de Saint-Germain-des-Prés e do Quartier Latin. Abre cedinho e fecha ao anoitecer. Não há taxa para entrar e a estação de metrô mais próxima das atrações infantis é Vavin (linha 4) ou Notre Dame des Champs (linha12).
Que lindo Dri,
meu sonho era ver esses barquinhos…
Quando fui estava chovendo… Que pena!
Muito bacana o Post!
Beijos Di.
oi Di, então, sabe que acabei não alugando os barquinhos com receio do nosso pitoco se molhar. Estava bem frio. Estou quase arrependida de ter perdido a oportunidade. Bj grande!