Ficamos apaixonados pelo Museu do Futebol em SP

Ficamos apaixonados pelo Museu do Futebol em SP

22 ago 13
Ficamos apaixonados pelo Museu do Futebol em SP

Começamos com uma confissão: papai e mamãe não curtem futebol, a paixão nacional. Será que levaremos pedradas virtuais ao escrever que não temos costume de assistir jogos e que copa do mundo se resume a prestigiar as finais?

Bom, por que então resolvemos visitar o Museu do Futebol com as crianças? Por que não deixar esta atração fora do nosso roteiro pela capital paulista?

A princípio fomos movidos pela curiosidade de conhecer um museu montado embaixo de uma arquibancada. Só isso já despertou muito o nosso interesse. Depois, o desejo de saber como seria apresentado um esporte que significa tanto para o nosso país.

Nós adoramos o futebol do Museu. Todos, os quatro integrantes da família.

Fomos envolvidos pela forma interativa, dinâmica e até emocional com que o esporte é explorado. E também, claro, a maneira criativa e original de como o Museu foi estruturado no avesso do Estádio do Pacaembu, que é como eles dizem por aqui.

Depois de receber uma palavra de boas-vindas do Pelé, começamos um tipo de percurso que é composto por 16 salas distribuídas em 3 andares. Em cada sala um enfoque diferente sobre o esporte.

Conforme se caminha através de centenas de fotos, vídeos, painéis e áudios, os visitantes passam pelos craques mais famosos, gols mais emocionantes, narrações de rádio, origens do esporte, copas do mundo, números, curiosidades e, no final, um acesso à arquibancada do Estádio do Pacaembu.

Nossos filhos se divertiram e interagiram em muitos momentos. Não teve espaço para aquela frase que a gente não quer ouvir quando visita um museu: “Eu quero ir embora”.

O destaque nas atrações para os pequenos vai para 2 atividades: chute a gol no simulador de pênaltis que calcula a velocidade da bola e jogo com bola virtual em um campo projetado sobre o chão. Nestes eles queriam ficar mais.

Durante a visita, vimos muitas crianças se divertirem com os pais nas mesas de pebolim que, por conta da altura do nosso menor, não deu para aproveitar.

A sala mais impactante para os adultos foi a “exaltação”, um lugar onde são projetadas cenas de torcidas em ação em diversas telas. Aqui você realmente vê as entranhas da arquibancada, sente o cheiro da terra, escuta a força de uma paixão coletiva. Não é exagero sensorial, foi pura celebração! (lembre-se, não curtimos futebol…) Só não ficamos mais porque nosso filho de 3 anos avisou que “o som tá muito alto, mamãe, e aqui também tá muito escuro”.

O Museu foi inaugurado há 5 anos e em breve acumulará um número invejável de visitantes desde que abriu: 2 milhões. Há elevadores, os banheiros são limpos, ar condicionado e carrinhos de bebê e cadeiras de roda à disposição dos visitantes. Tudo facilita a visita.

O valor do ingresso é R$ 6,00. Crianças até 7 anos não pagam e a entrada é gratuita às quintas-feiras. Há estacionamento na frente do estádio (chegue cedo) onde é necessário o ticket da Zona Azul. Para quem vem de metrô, a estação Clínicas está a 20 minutos de caminhada.

Mas, atenção! Cuidado para não programar sua visita para dias de jogo ou às segundas-feiras, quando o Museu está fechado. Acesse o site antes de vir.

Apreciar ou não o esporte é indiferente nesta atração paulistana. O Museu é uma experiência de imersão na história brasileira usando as lentes do futebol. É, sem dúvida, diversão para a família inteira.

Parabéns São Paulo. É um golaço da Prefeitura e do Governo do Estado. Nós voltaremos, pode acreditar.

Quer mais? Aqui estão os links mencionados no post:

Site do Museu do Futebol
Site do Estádio do Pacaembu
As 16 salas do percurso do visitante do Museu
Video do jogo com bola virtual
O Museu no Google Maps

1 comment

  1. Ronise Monaco

    Olá amigos,
    Adoramos a matéria da revista Wink.
    Sucesso!!!!!!
    Beijos, Ronise

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *