Comprar e economizar nos supermercados de Londres
Comprar e economizar nos supermercados de Londres
08 ago 14
Seja por curiosidade, por economia ou por necessidade, você vai precisar de um supermercado durante a sua estadia na cidade. Saber de antemão quais são as opções e como trabalham as grandes redes vai te ajudar a economizar. Afinal, você está de férias e não tem tempo para comparar preços.
Pequeno guia de categoria de supermercados:
Como em qualquer outro lugar, aqui em Londres há várias categorias e tipos de supermercados.
Na categoria budget estão o ASDA, Co-op e Morrison’s (antigo Safeway). Estes supermercados são conhecidos por oferecer preços melhores comparados aos seguintes mencionados. No entanto, não possuem tantas unidades espalhadas quanto as outras redes e, se você é um turista de poucos dias, pode não valer a pena deslocar-se para aproveitar as ofertas. Em tempo: o ASDA é da rede Walmart.
Na categoria intermediária estão o Tesco e o Sainsbury’s. O primeiro é a maior rede de supermercados da Inglaterra. Ambas possuem tanto as lojas grandes como a versão menor que é a Tesco Express e o Sainsbury’s Local. Todas as vezes que fiquei mais tempo em Londres, as duas redes foram as minhas escolhidas para as compras regulares já que conseguia comprar o básico e o selecionado ao mesmo tempo. Neste dois, procure as promoções do tipo 3 em 1: Sanduíche (ou salada) + Bebida + Chocolate (ou pacote de chips) por 3 libras.
Produtos gourmet e diferenciados: o Waitrose e o Food Hall da Marks & Spencer são daqueles lugares para você comprar em um dia especial ou se o seu orçamento está com folga. Um boa dica é procurar os produtos de marca própria e também o setor de sanduíches e saladas onde geralmente os preços são bem competitivos. Nos finais de semana ambos locais oferecem a promoção “Dine In for £10”, em português seria algo como “Jante por 10 libras”. Pelo valor você leva Prato principal + Complemento + Garrafa de vinho ou Suco + Sobremesa. Você precisa estar em um local que tenha forno e a promoção atende 2 adultos + 1 criança.
Vale lembrar ainda o Whole Foods Market, especializado em alimentação fresca, orgânica e integral e o Iceland Foods, especializado em congelados.
Os supermercados de Londres não são muito diferentes dos de outros países europeus. Confira nossas 10 dicas para economizar e aproveitar as ofertas:
1) Todo mercado tem marcas próprias que quase sempre são mais em conta do que as marcas já consolidadas e não perdem em nada na qualidade.
2) Há promoções do tipo “Leve 2, Pague 1” e descontos de final de tarde nos produtos que vão vencer. Além disso, os óbvios produtos da “promoção da semana” que são identificados nas gôndolas e nos livretos de oferta. Aproveite!
3) Não se esqueça de manter a mochila abastecida com sucos, frutas secas, barras de cereal, doces e água. Isso evita que a fome aperte e saia correndo para comprar em qualquer lugar. Falando em bebida, procure comprar galões de 5 litros de água e reabastecer garrafas menores para levar na mochila do dia. É bem mais econômico.
4) Você pode simular a compra na maioria dos supermercados acima para ter uma ideia de valores de produtos específicos da sua necessidade. Você pode também usar o “Store Locator” da rede de supermercados que te interessa e digitar o CEP do seu hotel para saber se há uma unidade perto da sua hospedagem.
5) Grande parte das redes mencionadas faz entrega domiciliar. Dependendo do tempo de estadia vale a pena fazer uma compra online e solicitar a entrega para o dia da sua chegada. Já pensou que conveniente?
6) Considere comprar saladas e sanduíches + bebida no mercado e fazer sua refeição em um banco da cidade. Alguns mercados oferecem inclusive balcões com micro para os clientes comerem lá mesmo. Outra alternativa é fazer seu sanduíche em casa e levar embalado na mochila para quando a fome bater.
7) Importante lembrar: Se quiser fazer uma refeição em restaurante, deixe para a hora do almoço quando há mais opções a preço fechado, o mesmo que chamamos aqui de “prato executivo”. Antes de ir, não esqueça de verificar o site do restaurante escolhido para vouchers e cupons de desconto.
8) Leve uma lista de compras para gastar menos tempo e procure fazer compras a cada 2-3 dias. Isso evita que você gaste além do necessário.
9) A escolha do seu supermercado vai depender de onde ficará hospedado. Você não vai querer atravessar a cidade com sacolas, certo? Procure saber quais são as opções de supermercados nas redondezas pesquisando no Google Maps.
10) Explorar um supermercado é uma maneira de ter contato com os moradores da cidade. Faça de sua ida um programa, observando as pessoas e os produtos. É uma boa maneira de entrar no clima da cidade! Eles abrem diariamente e alguns são 24 horas.
Vamos dar uma circulada dentro de um supermercado em Londres e ter uma ideia de como ele é? Este é o Marks & Spencer de Hammersmith, bairro onde ficamos hospedados nas 3 últimas vezes que estivemos em Londres. A cada 3 compras no Tesco Metro, a versão compacta presente em estações do metrô de Londres, compramos 1 vez no Marks & Spencer. Motivo já comentado acima. Para você ter uma ideia dos valores, multiplique a libra por quatro reais.
Nossa!
Super útil este post! Muito bom!
Quero ir para Londres! =P
A equipe do blog faz de tudo pelos leitores, Pamella! bjks e obrigada pela visita!
Adri,
Estou me deliciando com seu blog!!!!
Parabéns