Por que viajar com filhos pequenos?

Por que viajar com filhos pequenos?

22 fev 13
Por que viajar com filhos pequenos?

Antes de defender minha tese, preciso confessar pecados e dar esclarecimentos.

Eu era uma mulher sem filhos que pensava como tal. Sentada na poltrona vi muitas mães chegarem com seus filhos no colo e pensava: “Por que ela viaja com esta criança tão pequena?”. E também fazia pedidos a Deus do tipo: “Senhor, livrai-me de sentarem ao meu lado!

Aqui não trato daquela viagem para a casa de parentes, praias, resorts ou hotéis-fazenda onde há recreação infantil. A conversa é outra.

O assunto é viajar para longe de casa, para destinos diferentes, países onde outras línguas são faladas, ficar em cidades nunca visitadas, seja de carro ou de avião e descobrir novas formas de diversão. Resumindo, trata-se de explorar o mundo junto com os filhos menores de sete anos.

Por que os pais fariam isso em companhia de filhos “tão” pequenos? Há pelo menos 8 bons motivos para isso:

 

1) Para estarem juntos

Crianças gostam de ficar perto dos pais, seja onde for. Viajar com eles é uma boa oportunidade para colocar crédito na conta corrente do tempo de qualidade.

 

2) Para terem noções de cultura, geografia e história

Viajar pode ser uma verdadeira aula prática de compreensão e tolerância em relação a outras sociedades. Afinal, não há uma única maneira de viver.

 

3) Para desenvolver os sentidos para outros cheiros e sabores

Viajar envolve gastronomia que envolve a produção local que envolve geografia e história. É uma boa forma de amadurecer o paladar.

 

4) Para fortalecer o relacionamento entre vocês

Os psicólogos são unânimes em afirmar que diversão e bom humor ajudam na construção de vínculos familiares saudáveis.

 

5) Para ter noções de responsabilidade desde cedo

Dar pequenas tarefas (chatas) durante a viagem (prazerosa) é uma boa forma de treinamento, começando com o cuidado da mochilinha.

 

6) Para criar consciência de diferentes línguas e povos

Visitar um país onde pessoas falam outro idioma é uma boa maneira de estimular o aprendizado de língua estrangeira e ter acesso à cultura local.

 

7) Para saciar a curiosidade

Crianças são curiosas por natureza e conhecer outros povos e suas especificidades é uma maneira de estimular isso de forma saudável. O diferente é interessante!

 

8) Para praticar a adaptabilidade

É bom que desde cedo a criança entenda que nem sempre as coisas são exatamente da maneira que queremos e viajar para lugares diferentes cria ambiente perfeito para este aprendizado.

 

Elimine a ideia vencida do “são pequenos e não vão lembrar de nada” e coloque o pé na estrada. Eles podem não lembrar detalhes, mas as viagens ficarão registradas na formação e nos relacionamentos.

Só isso não é um baita motivo para viajar com eles?

E sobre aquela oração inicial, ela mudou para: “Senhor, que nossos filhos sejam bons companheiros de estrada e não aborreçam os da poltrona ao lado”. Amém!

_____

*Texto que escrevi sobre viajar com filhos pequenos para o Jornal de Londrina, publicado na edição de 22/02/2013, Coluna Ponto de Vista.

14 comments

  1. Sarah Puccia

    Adrianita,

    Adorei 😉
    Parabéns my friend!

  2. Fabiana Tassi

    Muito bom!
    Muito legal!
    Concordo com TUDO!!!

  3. Adorei o texto! É exatamente o que penso e minha bebe de um ano e meio já está no segundo passaporte…

  4. Fernanda Guerra

    Adorei!! Perfeito!!
    Bjs.

  5. Ana Paula

    As viagens realmente unem as famílias, fortalece o amor, e aproxima todos de uma forma surpreendente. Parabéns pelo post! 🙂

  6. Marli Pasi

    Querida irma e amiga, parabens pelo texto.

  7. Elke Resquetti

    Puxa Adriana muito bacana o que você tem promovido com este blog e com essa matéria no jornal! Isto que você está fazendo é um despertamento para as pessoas que querem e sonham com os filhos mas os acham um fardo pesado e cansativo.
    Ainda não tivemos a oportunidade de viajar para outro país com a Ana, mas já fomos para Santa Catarina e para o Sergipe e foi muito gostoso. Inclusive, exercitamos a adaptação e a criatividade, pois hotel não é a nossa casa… rsrsrs
    Parabéns pelo texto!

    • Adriana Pasello

      oi Elke! É isso mesmo, nós que transformamos os filhos em impedimentos para muitas coisas. Eles são bem mais adaptáveis do que nós! bj

  8. phoenix

    Adriana
    Gostei muito do seu blog, principalmente do texto “por que viajar com filhos pequenos”. Confesso que até ler o texto, eu sempre pensei exatamente como vc pensava antes: “lugar de criança pequena é em casa!”. Mas o seu texto me fez refletir e uma das coisas das quais me arrependo é de não ter viajado mais com meus filhos – enquanto eles eram pequenos, rs, rs. Vamos ver se consigo viajar com eles agora, que estão grandes – ou me preparo para ser uma avó “viajante” com os netos que virão.
    Parabéns pelo blog – foi uma grata surpresa descobrir esse seu espírito aventureiro e os textos primorosos! Bjs, phoe

    • Adriana Pasello

      Obrigada Phoenix! Um elogio e tanto vindo de uma profissional como você. É isso aí! Se não viajou antes, nunca é tarde para ser uma avó viajante, quem sabe até uma avó blogueira viajante?? bj

  9. Daniel Figueiredo

    Verdade!

  10. Gisele

    Texto simples e esclarecedor!
    Lembro das minhas viagens de infância com a minha família e quero também agora fazer com meu filho para que ele tenha essa mesma recordação que eu tenho!
    Muito legal, parabéns!

  11. andressa

    que bacana este texto!
    tenho 1 filhinha de 1 ano e 3 meses e quero muito viajar com ela, em breve – veja que coincidência – iremos fazer primeira viagem de avisão – e será para Londrina! sua cidade…grande abraço e daqui para frente continuarei acessando este site em busca de novidades. Abraço e muitas felicidades para esta família linda!

    • Adriana Pasello

      Coincidência mesmo! Que bacana, Londrina é uma cidade muito receptiva. Se precisar qualquer coisa enquanto estiver aqui, escreva! Abraços em todos e que sua filhota curta muito a nossa cidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *